UMA HISTÓRIA PARALELA ÀS HISTÓRIAS DA SENHORA CLINTON: AS AMIZADES DE BILL CLINTON – UMA MINI-SÉRIE SOBRE BILL CLINTON – 2. MARC RICH; MILIONÁRIO E EX-FUGITIVO, MORREU – por PASCAL SCHMUCK

Map_of_USA_with_state_names_svg

 

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

bilan

Marc Rich, milionário e ex-fugitivo, morreu

PASCAL SCHMUCK Marc Rich, millionnaire et ex-fugitif, est décédé

Bilan, 26 de Junho de 2013

 

Marc Rich, o financeiro e trader (especulador) sobre as e matérias-primas, morreu quarta-feira com a idade de 78 anos. Marc Rich tinha fundado a Glencore, mas foi também um dos criminosos mais procurados nos EUA.

ignoramos-ii

Foi uma figura lendária e controversa do negócio das matérias-primas que morreu na quarta-feira 26 de junho. Marc Rich, com o nome de nascimento Marcell David Reich, fundador de Glencore, morreu com a idade de 78 anos em Meggen no cantão de Luzerna, onde residia nestes últimos anos.

À hora de escrever o seu epitáfio, a sua carreira pode apenas deixar-nos espantados. A imigração da sua família belga para os Estados Unidos no início da Segunda Guerra mundial evitou-lhe certamente os campos de concentração nazis.

Um magnata das matérias-primas

Faz-se famoso muito rapidamente além-Atlântico no negócio das matérias-primas, sobretudo em 1973 na altura do primeiro choque petrolífero. Consegue contornar o embargo decidido em Outubro pelos países árabes membros da OPEP, em reação à Guerra do Kippour efectuada por pelo Israel.

Conseguiu então pôr a funcioinar os seus contactos e chega a importar petróleo bruto do Irão e do Iraque. Compra a 12 dólares o barril e revende-o ao dobro do preço aos Estados Unidos. Continuará a fazer negócios com o Xá do Irão, seguidamente com os mollahs depois da instauração da República islâmica e sobretudo depois da tomada de reféns da Embaixada americana em Teerão.

É o que causará a sua queda. Fica depois na situação de perseguido em 1983 por Rudolph Giuliani, que não é ainda presidente da câmara municipal de Nova Iorque mas procurador federal. É acusado designadamente de comércio com o Irão e de evasão fiscal. Não acumula menos que 50 inculpações.

Fundou a empresa que deu origem à Glencore

Refugia-se na Suíça e tem a insigne honra de fazer parte da lista dos dez fugitivos mais procurados pelo FBI. A Suíça recusará sempre extraditá-lo apesar dos pedidos repetidos de Washington. Marc Rich deverá esperar por Bill Clinton, que assinará o seu perdão presidencial … no último dia da sua presidência em 2001! Soube-se depois que Denise Rich, a sua ex-esposa, se tinha mostrado generosa tanto para o Partido Democrata como para a Fundação Clinton.

Durante todos estes anos, o financeiro não permaneceu inativo e funda em Zoug a empresa Marc Rich Co AG, que se tornará depois a Glencore. O grupo tornar-se-á um dos líderes do negócio das matérias-primas com um volume de negócios que excede os 100 mil milhões de dólares em 2010. No ano seguinte, o grupo entra na bolsa em Londres e finaliza os seus projetos de fusão com Xstrata, um concorrente igualmente sediado na Suíça.

Estes sucessos, Marc Rich vê-los-á do exterior porque sai do grupo em 1994 e é forçado a vender a sua posição na empresa. Funda de novo uma pequena sociedade de negócio e divide o seu tempo entre as fundações que criou. De acordo com a revista Forbes, Marc Rich dispunha de uma fortuna pessoal avaliada em 2,5 mil milhões de dólares.

 

Por PASCAL SCHMUCK, Marc Rich, millionnaire et ex-fugitif, est décédé. Texto publicado pela revista suiça Bilan e disponível em:

http://www.bilan.ch/economie/marc-rich-millionnaire-et-ex-fugitif-est-decede

 

Leave a Reply