Da América à Europa, de Trump a Clinton, de Marine Le Pen a Macron, o estado subterrâneo em ação – Texto 8. O único erro de Trump: a desregulação de Wall Street! por Marc Rousset

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Texto 8. O único erro de Trump: a desregulação de Wall Street!

Por Marc Rousset, economista

8 de fevereiro de 2017

texto8 erro de trump

Num artigo publicado na MÉTAMAG, destacávamos uma das qualidades de Donald Trump: “Donald Trump e Theresa May: eles fazem o que dizem”. Um colaborador do sitio Metamag, Auran Derien, académico, num artigo de 7 de fevereiro, “Trump e a dialética da Nova Ordem Mundial” afirmou: “Não é certo que Donald Trump tenha entendido bem para que é ele próprio serve na fase dialética posta em marcha para instalar a Nova Ordem Internacional (NOI)”. Por seu lado, Marc Rousset interroga-se, no artigo que nos apresenta, sobre “o risco de um acidente bancário, financeiro, económico, a nível mundial que implicaria a desregulamentação de Wall Street e dos bancos EUA. “JP.

Donald Trump faz o que diz! Ele anunciou durante toda a sua campanha eleitoral, mas Trump está completamente errado ao querer desregulamentar Wall Street e os bancos dos Estados Unidos!

Trump quer criar um desenvolvimento económico impulsionado pelo sector financeiro e pelo desenvolvimento industrial ao abrigo de barreiras alfandegárias. Mas a desregulamentação é um jogo muito arriscado se se pensa na enormidade da dívida dos Estados Unidos, no equilíbrio da economia mundial tão frágil, na bolha financeira em Wall Street causada pela flexibilização quantitativa do Fed e pelas taxas de juros muito baixas.

Obama, o bem pensante que foi tudo o que há de mais falso, tinha feito uma coisa certa: regulamentar Wall Street e os bancos depois da crise de 2008, fazendo votar pelo Congresso a lei Dodd-Frank, para evitar uma nova crise financeira, económica, social, ao estilo da de 1929.

Trump afirma que esta lei complica a vida às empresas, aos bancos e aos consumidores, o que retarda o crescimento. Então ele quer combater a disposição  “Volcker”, que proíbe os bancos de especularem por conta própria, bem como de tomarem participações em hedge funds, fundos especulativos.

Trump tem também na mira o “Bureau de Proteção Financeira do Consumidor” criado para regular as hipotecas e os cartões de crédito que tinham sido a causa da crise financeira “subprime” em 2008.

Trump também quer reconsiderar a aplicação da “regra fiduciária”, que obriga os bancos a agirem no interesse dos seus clientes, e não com as suas especulações ou com as suas comissões bancárias, com riscos claramente indicados.

O objetivo da lei de Obama era também melhor regular os derivados, aumentar os capitais próprios dos bancos, fazê-los passar por testes de resistência, para acabar com a ameaça de bancos “grandes demais para falir”.

Trump está, portanto, em contradição consigo mesmo porque atinge o pilar da sua base eleitoral para agradar ao establishment de Wall Street. E ao contrário do que afirma, as estatísticas do Fed mostram que os empréstimos bancários a empresas e indivíduos têm sido muito elevados.

O principal conselheiro de Trump é Gary Cohn, o ex-número dois da Goldman Sachs, que acaba de deixar o banco com a venda de 300.000 acções ao seu valor mais alto, com US $ 120 milhões de saldo na sua conta; então nós compreendemos melhor a realidade da situação.

O risco de um colapso bancário, financeiro, económico, global é ainda muito elevado. Muitos parlamentares republicanos sublinham o facto de que esta lei ajudou a limpar os bancos e o sistema financeiro dos EUA.

Espera-se que o Congresso não vai dar a luz verde para revogar a lei Dodd-Frank.

Leia o original em https://metamag.fr/2017/02/08/la-seule-erreur-de-trump-la-deregulation-de-wall-street/

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: