EDITORIAL: A APOSTA NA GUERRA NO PRÓXIMO E MÉDIO ORIENTE – por João Machado

Durante a sua campanha eleitoral, Donald Trump deu a entender por várias que, uma vez eleito, tentaria entabular relacionamentos diferentes com a Rússia, e não só. Declarou-se disposto a ter conversações com toda a gente, até com o líder da Coreia do Norte. Poucos meses passados sobre a sua tomada de posse, está a tornar-se claro que não vai por aí. Até que ponto estarão a influir nas suas opções em política internacional as repetidas acusações à Rússia de ter tentado interferir nas recentes eleições presidenciais, é difícil de precisar. Entretanto não é excessivo afirmar que Trump está a mostrar-se disposto a seguir as orientações tradicionais da política externa norte-americana, com algumas pinceladas para deixar um tom pessoal nas acções que vai empreendendo. O sector onde parece querer introduzir alterações mais vincadas em relação às posições de administrações anteriores parece ser o do clima, o que, a manter-se, poderá sem dúvida levar a situações muito graves.

Contudo, ao que se disse acima, é necessário acrescentar uma nota sobre o que se prepara no Próximo e Médio Oriente. Torna-se cada vez mais evidente que há uma aposta crescente nos peões na região, Israel e Arábia Saudita, cujas ambições estão a ser cada vez mais favorecidas. A Turquia também poderá ser incluída neste grupo, se Erdogan der provas de fidelidade. Uma tentativa de redesenhar o mapa da região será posta em prática, para anular a influência no terreno do Irão e da Rússia, e no futuro apertar o cerco a estes países. O estilo belicoso de Trump marcará sem dúvida os moldes das acções que vierem a ser desenvolvidas. As potências da Europa Ocidental serão mantidas em segundo plano, para facilitar o objectivo de “Make America strong again”. O problema dos refugiados agravar-se-á, com todas as implicações decorrentes.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

http://www.motherjones.com/kevin-drum/2017/05/heres-why-saudis-love-trump/

https://theintercept.com/2017/05/18/trump-culpou-a-arabia-saudita-pelo-11-de-setembro-e-e-para-la-sua-primeira-viagem-como-presidente/

https://www.counterpunch.org/2017/06/14/scapegoating-russia/

http://blogs.publico.es/cronicas-insumisas/2017/06/14/el-neoliberalismo-y-belicismo-de-donald-trump/

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: