Trickle down ou trickle up eis a questão. E qual tem sido a opção? Parte II – 15. Antigo Presidente da SEC diz que os EUA se transformou numa nação de especuladores. Por Mark Decambre

Uma nova série sobre as novas tempestades que se vislumbram já no horizonte

Imagem 2 Trickle-Down CADILLAC

 Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte II – 15. Antigo Presidente da SEC diz que os EUA se transformou numa nação de especuladores

Por Mark Decambre Mark Decambre texto 15 parte II

Publicado por Parte II texto 15 Market Watch em 17 de fevereiro de 2018

 

Os investidores do mercado de ações deixaram de investir no longo prazo, diz Harvey Pitt

Trickle down Parte II Texto 15 1

Deixámos de ser investidores, diz Harvey Pitt

Um ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Harvey Pitt, criticou o estado atual do mercado de ações, que viu os investidores médios esmagados por produtos de baixa volatilidade e os especuladores dominados por um fervor em torno de ativos relacionados com a lógica da tecnologia do protocolo de confiança (blockchain[1]) .

Pitt disse à CNBC durante uma entrevista na manhã de sexta-feira que os EUA “se tornaram uma nação de especuladores”. O antigo Presidente da SEC de 72 anos, de Brooklyn, foi o 26º Presidente da SEC, de 2001 a 2003, durante o primeiro mandato de George W. Bush.

O problema que temos é que os nossos mercados tornaram-se extremamente voláteis e, como generalização, tornámo-nos uma nação de especuladores. As pessoas já não estão a comprar na base dos fundamentais das empresas nem a comprar para manter em carteira os ativos em termos de longo prazo”. Ex-presidente da SEC Harvay Pitt

Os seus comentários surgem depois de uma variação histórica de um indicador-chave do medo de Wall Street, o Cboe Volatility Index VIX, + 1,73%, que contribuiu para levar a uma queda de 10% em 5 de fevereiro a partir de um pico recente para o Dow Jones Industrial Average DJIA, + 0,08%, S&P 500 índice SPX, + 0,04% e Nasdaq Composite COMP, -0,23%.

Desde então, as ações recuperaram algumas dessas perdas, mas não antes da queda abrupta depois de um período de registos calmos e de recordes sucessivos sobre os principais indicadores bolsistas que revelaram uma série de apostas por investidores não sofisticados que continuaram a acreditar que as medidas de serenidade do mercado persistiriam.

Os investidores também se precipitaram para as criptomoedas, ditas também FOMO, ou seja com o medo de perderem por ficar de fora do mercado, o que ajudou a impulsionar os preços do bitcoin BTCUSD, + 7,89% para um recorde em torno de US $ 20.000 antes de cair para cerca de metade desse nível.

Contra esse pano de fundo, Pitt oferece alguns sábios conselhos sobre como investir em empresas:

Primeiro procure saber o que faz a empresa, depois procure saber porque deseja fazer um investimento e procure também saber se é uma empresa real ou apenas um nome. E se estiver satisfeito com todos esses elementos, então invista. O problema que temos agora é que a maioria das pessoas que investem nessas empresas está a fazê-lo apenas porque quer participar numa moda e não têm nenhuma ideia das razões que as levam a fazer os seus investimentos nem do que é que as empresas fazem “, disse ele.

Veja a entrevista no site abaixo indicado

https://www.cnbc.com/video/2018/02/16/former-sec-chair-on-market-manipulation-and-regulating-cryptocurrency.html

 

Fonte: MARK DECAMBRE, Market Watch. Texto disponível em:

https://www.marketwatch.com/story/former-sec-boss-says-we-have-become-a-nation-of-day-traders-2018-02-16

 

Mark Decambre: editor de Market Watch, licenciado em Psicologia pela Universidade Saint Lawrence, NY.

 

Nota

[1] N.T. O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Vd. https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain

O blockchain foi primeiramente definido no código fonte original do bitcoin, mas tem aplicação também com outros ativos ou áreas. Três principais características que distinguem o blockchain do bitcoin do blockchain desenhado para outros negócios:

Ativos sobre a criptomoeda; identidade sobre o anonimato; aprovação seletiva sobre comprovação de operações. Vd. https://www.ibm.com/blogs/blockchain/2017/05/the-difference-between-bitcoin-and-blockchain-for-business/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: