O Muro Estados Unidos–México: mostre-me um muro de cinquenta pés e eu mostrar-lhe-ei uma escada de cinquenta e um pés – 4. Trump é ultrapassado pelo seu muro da fronteira mexicana

imagem série escada

 

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

4. Trump é ultrapassado pelo seu muro da fronteira mexicana

Por Conselho editorial do FTimes, em 27 de janeiro de 2019

texto 4

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, descreveu o muro da fronteira com o México como imoral’

Tendo perdido a batalha do encerramento do governo, o presidente dos EUA está no buraco que ele próprio fez

O encerramento do governo dos EUA que terminou na sexta-feira bateu muitos recordes. Aos 35 dias, foi o mais longo de todos os tempos (o anterior foi de pouco mais de três semanas). Foi também o primeiro que um presidente dos EUA perdeu conclusivamente. Ao concordar em reabrir o governo sem ter assegurado um único dólar dos $5.7 mil milhões que ele exigiu para o muro, Donald Trump perdeu uma batalha que ele tinha criado desnecessariamente.

A vencedora foi Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes. Os presidentes têm a vantagem geralmente decisiva do púlpito dos valentões. Em dois discursos televisionados durante o encerramento, o Sr. Trump autoretratou-se cada vez mais encurralado. As suas descrições de hispânicos invasores fizeram-no parecer tudo menos presidente. O seu número de votos nas sondagens continuaram a cair. Ao vergar-se à exigência da Sra. Pelosi de reabrir o governo antes que as negociações pudessem começar, o Sr. Trump quebrou a aura de poder ao seu redor. Ele emerge desse brincar gratuito muito mais fraco do que quando começou.

O ponto mais baixo foi a maneira como o Sr. Trump e os seus funcionários do gabinete falaram sobre os trabalhadores federais ociosos. Tendo perdido dois salários, muitos dos cerca de 800.000 funcionários do governo tiveram que recorrer aos bancos de alimentos que surgiram à medida que a crise foi avançando. Um responsável disse que eles estavam a desfrutar de um feriado pago – era só que os depósitos chegariam atrasados. Outro perguntou por que precisavam de caridade. Este último, Wilbur Ross, o secretário de comércio dos EUA, estimou o valor em cerca de 700 milhões de dólares. O Sr. Trump disse que a maioria dos funcionários em licença eram democratas de qualquer maneira

Dado que os trabalhadores não remunerados incluíam membros do FBI, que está a investigar o presidente, agentes de patrulha da fronteira e controladores de tráfego aéreo, isto não foi apenas insensível, mas também tacticamente equivocado. O evento que pareceu desencadear o retrocesso do Sr. Trump foi o quase encerramento do aeroporto La Guardia, em Nova York, na sexta-feira. Poucos controladores de tráfego aéreo tinham aparecido para trabalhar.

A crise está longe de ter terminado. Se o Sr. Trump e a Sra. Pelosi não fizerem um acordo duradouro, o Governo poderá encerrar novamente a 15 de Fevereiro. O Sr. Trump só assinou até três semanas o novo financiamento na sexta-feira passada.

O Sr. Trump está ansioso por refutar os críticos conservadores que dizem que ele pestanejou primeiro. Isso tornará ainda mais difícil para ele fazer as concessões necessárias – como a legalização dos cerca de 700.000 “Dreamers”, que foram trazidos ilegalmente para os EUA quando crianças – para assegurar dos democratas o financiamento do muro.

A senhora deputada Pelosi já descreveu o muro fronteiriço como “imoral”. Por conseguinte, qualquer financiamento teria de ser gasto em drones, vigilância electrónica e tribunais. Quer seja construído em aço ou em betão, é pouco provável que uma barreira de 2.000 milhas passe no teste “baseado em provas” da senhora deputada Pelosi sobre o que irá funcionar. A maior parte dos imigrantes ilegais ultrapassam o período de validade dos seus vistos em vez de passarem furtivamente a fronteira. Além disso, os americanos nativos são mais propensos a cometer crimes do que os recém-chegados. O “grande e belo muro” de Trump parece politicamente mais improvável do que nunca.

Na ausência de um acordo, o perigo é que o Sr. Trump declare uma emergência e desvie fundos militares para o muro. Isso poderia desencadear uma crise muito maior do que o encerramento. Acabaria quase certamente por ir parar aos tribunais. O Sr. Trump foi eleito com base numa promessa de construção de um muro. Ele foi incapaz de avançar quando o Congresso era controlado pelos republicanos. Porque razão ele acredita que pode fazer isso agora que enfrenta a formidavelmente disciplinada Sra. Pelosi é um mistério. Tendo publicitado a arte do negócio, o Sr. Trump está a provar a dura realidade da rendição.

Texto em https://www.ft.com/content/e417e356-20c3-11e9-b126-46fc3ad87c65 e também em TRUMP IS OUTPLAYED OVER HIS MEXICAN BORDER WALL / THE FINANCIAL TIMES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: