Entre a crise de 2008 e a que há-de vir, está a crise dos políticos atuais – É tempo de uma real mudança: Introdução ao Manifesto 2019 do Partido Trabalhista. Por Jeremy Corbyn

 

beco

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

É tempo de uma real mudança: Introdução ao Manifesto 2019 do Partido Trabalhista (aqui)

Por Jeremy Corbyn

2 É tempo de uma real mudança 1

Esta eleição moldará o nosso país para uma geração. É a vossa oportunidade de transformar o nosso país, para que funcione não só para alguns, mas para todos nós. É uma oportunidade para concretizar a verdadeira mudança de que o Reino Unido necessita. Este manifesto define a forma como um governo trabalhista o irá fazer.

Algumas pessoas dizem que esta é a eleição do Brexit. Mas é também a eleição climática, a eleição do investimento, a eleição do NHS, a eleição do padrão de vida, a eleição da educação, a eleição da pobreza, a eleição para impostos equitativos, justos. Acima de tudo, é a eleição de mudança.

Está na hora de enfrentar os interesses particulares que reprimem as pessoas. A última década assistiu a uma apropriação da riqueza por uns poucos privilegiados, apoiados pelos conservadores, à custa da maioria. Os grandes poluidores, os especuladores financeiros e os defraudadores de impostos têm tido todo o campo livre desde há demasiado tempo.

Os trabalhistas construirão um Reino Unido mais justo que cuide de todos, onde a riqueza e o poder sejam partilhados.

Não estamos dispostos a continuar a ver mais famílias sem uma casa condigna e mais pessoas a fazer fila de espera em bancos alimentares ou a dormir nas ruas.

Não estamos dispostos a tolerar comunidades flageladas pela falta de investimento, por cortes intermináveis em serviços vitais e por milhões de pessoas que lutam para fazer face às despesas, enquanto os cortes nos impostos são entregues aos mais ricos.

Podemos fazer melhor do que isto. Como é possível estar certo que, no quinto país mais rico do mundo, o nível de vida das pessoas esteja a baixar e a esperança de vida esteja a estagnar?

O governo conservador está a falhar. Falhou na economia, na crise climática, no investimento para o futuro, nos serviços públicos e no Brexit. Simplesmente não está a funcionar para a maioria das pessoas.

Um governo trabalhista desbloqueará o potencial de todos aqueles que ficaram retidos durante demasiado tempo. O Partido Trabalhista estará do vosso lado.

O Partido Trabalhista irá reescrever as regras da economia, para que esta funcione para todos. Vamos reconstruir os nossos serviços públicos, tributando aqueles que estão no topo para financiar adequadamente os serviços de que todos dependemos.

Lançaremos o programa de investimento de maior escala dos tempos modernos para financiar os empregos e as indústrias do futuro, para que ninguém fique para trás e nenhuma comunidade fique para trás. Trata-se de um programa totalmente orçamentado para melhorar a nossa economia e transformar o nosso país.

Arrancaremos com uma Revolução Industrial Verde para fazer face à emergência climática, deslocando-nos para as energias renováveis, investindo nos caminhos-de-ferro e em veículos elétricos e tornando as habitações eficientes em energia, a fim de reduzir a pobreza energética e o número de mortes no inverno.

2 É tempo de uma real mudança 2

Criaremos um milhão de empregos pelo desenvolvimento das indústrias verdes em todas as regiões e nações do Reino Unido – a criação de empregos bons e qualificados que nos irão ajudar a recuperar a prosperidade sobretudo em zonas do nosso país negligenciadas durante demasiado tempo.

Vamos voltar a ter os caminhos-de-ferro, o correio, a água e a energia no domínio público, para pôr fim às grandes privatizações e poupar-vos dinheiro nas vossas tarifas e faturas.

Forneceremos banda larga de fibra total gratuita a todos os cidadãos em todas as casas do nosso país, criando um novo serviço público, impulsionando a economia, ligando as comunidades e voltando a poupar dinheiro.

Vamos acabar com o banco alimentar britânico e tirar as crianças e os reformados da pobreza.

Vamos trazer um salário real de pelo menos 10 libras por hora para todos os trabalhadores – com direitos iguais no trabalho desde o primeiro dia de trabalho. Vamos acabar com a insegurança e a exploração, acabando com os contratos de zero horas e reforçando os direitos sindicais.

O Partido Trabalhista irá criar um Serviço Nacional de Educação para fornecer apoio e oportunidade ao longo da sua vida: desde os centros Sure Start até à educação de qualidade de primeira infância; escolas bem financiadas com turmas mais pequenas até ao ensino universitário gratuito; e aprendizagem ao longo da vida gratuita, dando-vos a oportunidade de requalificação ao longo da vossa vida.

O Partido Trabalhista vai dar ao Serviço Nacional de Saúde o financiamento de que precisa, acabar com a privatização, e nunca deixar o nosso serviço de saúde estar à mercê de qualquer negociação comercial. Vamos expandir o nosso NHS para oferecer prescrições gratuitas para todos e odontologia básica gratuita, retomando os seus princípios fundadores.

Vamos acabar com a crise da assistência social que deixou 1,5 milhões de pessoas idosas sem os cuidados de que necessitam. O Partido Trabalhista irá financiar cuidados pessoais gratuitos para pessoas idosas e pacotes de cuidados extra.

Estamos realmente preocupados com o aumento da criminalidade – e com o facto de o crime violento ter aumentado ainda mais. Vamos reverter uma década de cortes na polícia e nos serviços públicos vitais que mostraram que simplesmente não se pode manter as pessoas seguras e estar a reduzir nos seus custos de segurança.

O Partido Trabalhista protegerá a nossa segurança interna e externa. Após anos de intervenções e guerras externas falhadas, acabaremos com a abordagem “bombardear primeiro, falar depois” e, em vez disso, teremos uma política externa baseada na paz, na justiça e nos direitos humanos.

E vamos ter o Brexit resolvido em seis meses, dando às pessoas a última palavra – com uma escolha entre um acordo de saída sensato ou permanecer na UE. Vamos pôr em prática o que quer que seja que o povo britânico decida.

A escolha não poderia ser mais clara nestas eleições. Os trabalhistas colocarão a riqueza e o poder nas mãos de muitos. Os conservadores de Boris Johnson cuidarão dos poucos privilegiados.

Este manifesto oferece a possibilidade de uma verdadeira mudança para cada geração e cada comunidade. Quando o Partido Trabalhista ganha, a enfermeira ganha, o aposentado ganha, o estudante ganha, o trabalhador de escritório ganha, o engenheiro ganha. Todos nós ganhamos.

Podemos e devemos fazer melhor como país.

Esta é a nossa última oportunidade de enfrentar a emergência climática.

O futuro é para nós o fazermos. É tempo de uma verdadeira mudança – para muitos, não para poucos. Juntos, podemos concretizá-la.

 

One comment

  1. Jorge Seara

    “Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida.
    Que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança.”

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: