A BARRACA A CÉU ABERTO – ENCONTRO IMAGINÁRIO – HÉLDER MATEUS DA COSTA – sociedade civil – SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN e JORGE DE SENA – HOJE, SEGUNDA~FEIRA, 10 de AGOSTO, às 21 horas, no Jardim de SANTO (NUNO ÁLVARES)

 

E a BARRACA continua a fazer espectáculos  A CÉU ABERTO no Jardim de Santos.

Desta vez homenageando 2 figuras de elite da Cultura Portuguesa

Sophia de Mello Breyner Andresen[1] GCSE • GCIH (Porto6 de novembro de 1919 — Lisboa2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.Ficou célebre como canção de intervenção dos Católicos Progressistas a sua “Cantata da Paz”, também conhecida e chamada pelo seu refrão: “Vemos, Ouvimos e Lemos. Não podemos ignorar!”Já depois da Revolução de 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto numa lista do Partido Socialista,O seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014 e tem uma biblioteca com o seu nome em Loulé. Interpretação da actriz e encenadora Maria do Céu Guerra.

Jorge Cândido de Sena (Lisboa2 de Novembro de 1919 — Santa BarbaraCalifórnia4 de Junho de 1978) foi poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitário português, Depois da sua participação numa tentativa revolucionária abortada em 12 de Março de 1959, viajou até ao Brasil, convidado pela Universidade da Bahia e pelo Governo Brasileiro a participar no IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, iniciando assim o seu longo exílio, que continuou nos Estados Unidos depois do golpe militar fascista de 1964 no Brasil.Quando se deu o 25 de Abril Jorge de Sena ficou entusiasmado e queria regressar definitivamente a Portugal, ansioso de dar a sua colaboração para a construção da democracia.  Sem convites institucionais , e sem o respeito intelectual que merecia, continuou a viver nos Estados Unidos, onde tinha a sua carreira estabelecida. Interpretação do actor e professor José Manuel Mendes

RESERVAS por este mail ou 213965360

 

CONTACTOS:

 

Leave a Reply