Assim vão os mercados financeiros: “O lendário investidor Jeremy Grantham vê uma bolha imobiliária em quase todos os mercados – e diz que o Nasdaq e os SPACs atingiram provavelmente o seu auge”. Por Harry Robertson

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

 

O lendário investidor Jeremy Grantham vê uma bolha imobiliária em quase todos os mercados – e diz que o Nasdaq e os SPACs atingiram provavelmente o seu auge

 Por Harry Robertson

Publicado por de Business Insider em 2 de Junho de 2021 (ver aqui)

 

Jeremy Grantham é altamente considerado nos mercados como um investidor em ações Valor. Boston Globe/Getty Images

 

  • Jeremy Grantham disse que o setor habitação está “borbulhante” em quase todos os grandes mercados do mundo.
  • Ele disse numa conferência Morningstar que o boom das SPAC e do Nasdaq tinham provavelmente atingido o seu auge.
  • Grantham, que cofundou a GMO, também disse que as “térmitas do pessimismo” poderiam em breve chegar ao resto do mercado.

 

Jeremy Grantham disse na quarta-feira que estavam a surgir bolhas imobiliárias em quase todos os mercados em todo o mundo e que eventualmente haveria um “dia de ajuste de contas”.

O lendário investidor, que cofundou a empresa de gestão de activos GMO, também disse que o mercado para as empresas de aquisição com fins especiais, ou SPACs, tinha provavelmente atingido o pico, juntamente com o muito tecnológico índice de ações Nasdaq.

E disse que as “térmitas do pessimismo” poderão em breve chegar ao resto do mercado.

Falando na Conferência da Morningstar Investment na Australia, Grantham comparou o estado dos mercados de habitação nas economias desenvolvidas com a crise financeira de 2008.

“Desta vez, olhamos à nossa volta e descobrimos que o mercado imobiliário está subitamente bastante borbulhante em quase todos os mercados interessantes do mundo”, disse ele.

Nos EUA, o indicador Case-Shiller de preços de casas subiu à taxa anualizada de 13,2% em Março. No Reino Unido, os preços das casas subiram 10,9% de ano para ano em Abril, como resultado do estímulo do governo e das pessoas à procura de mais espaço.

“Não se pode manter uma classe de ativos como a habitação, onde a casa não muda, e se está a valorizar em termos reais ano após ano”, disse Grantham. “Acabará por haver um dia ajustamento de contas”.

Grantham, um dos mais famosos investidores em ações subavaliadas face aos fundamentais das empresas, ditas também de ações  “valor”, disse ainda que o mercado SPAC parecia ser uma bolha que rebentou.

Disse que um índice de SPACs – empresas de cheque em branco que se tornam cotadas em bolsa antes de encontrarem um alvo com o qual se fundirem – estava em queda acentuada em relação ao seu máximo histórico, enquanto muitas das entidades de fachada estavam a negociar abaixo do seu preço inicial.

Ele disse que o Nasdaq provavelmente também tinha atingido o seu pico em Fevereiro. Na quarta-feira, o muito tecnológico índice de ações estava cerca de 3% abaixo do seu máximo histórico, atingido em Abril.

Grantham é um proeminente “urso”, ou seja, é um especialista em bolsa que acredita que os preços estão prestes a cair. Muitos investidores não têm levado em conta as suas declarações, uma vez que as ações atingiram os máximos de todos os tempos ao longo do ano passado.

Grantham continuou o seu tema de aposta à baixa na conferência Morningstar, dizendo que as “térmitas do pessimismo” poderiam “chegar ao resto do mercado” dentro de alguns meses. Ele disse que havia sinais de loucura, particularmente nos preços elevados doas ações de veículos elétricos, como o Tesla.

“Aumentámos a pressão, mais dinheiro, mais risco moral, e aqui estamos nós no auge”, disse ele.

______________

O autor: Harry Robertson é repórter de mercados em Business Insider (desde janeiro 2021). Anteriormente foi repórter de economia e mercados em City AM (2019/20), investigador na Oxford Martin School (2019), analista interno no Financial Times (2018) e apresentador de radio em CamFM (2017/2018). É licenciado em Política e Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge.

 

 

 

 

Leave a Reply