DIOGO MARTINS – DESFAZER MITOS SOBRE A FISCALIDADE EM PORTUGAL

O economista Alexandre Mergulhão acaba de apresentar um estudo em que desconstrói muitos dos mitos que preenchem o discurso político da direita em Portugal. O problema em Portugal não é a elevada fiscalidade (na verdade Portugal tem uma carga fiscal inferior à média da OCDE) mas antes a sua distribuição. Diminuir o peso fiscal sobre os que menos têm e aumentar a carga fiscal sobre aqueles que quase não pagam impostos no topo da distribuição de rendimentos e da riqueza é uma prioridade. Esse é o caminho que permite aumentar a justiça social e robustecer o financiamento do Estado Social. O contrário do projeto da direita: um corte fiscal regressivo, que beneficia mais quem mais tem e compromete a sustentabilidade já muito precária das áreas do Estado Social.

Um estudo no âmbito da associação Causa Pública, cujo trabalho vos convido a acompanhar.

Pode ser uma imagem de texto que diz "4 As diferenças entre a taxação do capital e taxação do trabalho têm aumentado Entre 2000 e 2022: > Os principais impostos que recaem sobre trabalho aumentaram 4 pontos percentuais do PIB; Tanto o IVA como o IRS aumentaram 1,7 pontos percentuais do PIB; Os principais impostos sobre O capital aumentaram apenas 0,2 pontos percentuais do PIB, apesar do crescimento acentuado de rendimentos de capital nesse período. @causa_publica"

Pode ser uma imagem de texto que diz "5 A progressividade do IRS é menor devido às opções de não englobamento e aos mais de 140 benefícios fiscais existentes as Os rendimentos sujeitos a não serem englobados tendem a estar concentrados nos mais ricos taxas para cada tipo de rendimento não englobado são fixas, beneficiando, assim, aqueles com mais rendimentos, pois estariam sujeitos a taxas maiores nos escalões Este sistema acaba por beneficiar apenas os 10% mais ricos. @causa_publica"

May be an image of text that says "o sistema fiscal deve ser reequilibrado, descomplexificado e mais justo. Para tal, o estudo da Causa Pública propõe alguns caminhos e reflexões Disponível em causapublica.org. CAUSA PÚBLICA <<"

 Estudo Causa Pública: Fiscalidade em Portugal

Este estudo pretende fazer uma primeira análise de alguns dos aspetos mais importantes relacionados com a carga fiscal em Portugal e, simultaneamente, desmistificar alguns mitos, com o objetivo de contribuir para o debate público e político sobre impostos em Portugal. Destacamos cinco pontos-chave:

🔹 Portugal tem e sempre teve u📉ma carga fiscal abaixo da média europeia;

🔹 Todas as pessoas em Portugal pagam impostos;

🔹 Portugal taxa menos a riqueza, comparativamente ao trabalho e ao consumo;

🔹 As diferenças entre a taxação do capital e taxação do trabalho têm aumentado;

🔹 A progressividade do IRS é menor devido às opções de não englobamento e aos mais de 140 benefícios fiscais existentes.

Estudo disponível em causapublica.org

Leave a Reply