BELCANTO – MARIO LANZA – por Carla Romualdo e Carlos Loures

Do tenor Mario Lanza (EUA, 1921 – Itália, 1959) quase se poderia dispensar a apresentação, tal foi a notoriedade que alcançou, apesar da sua curta vida. Nascido em Filadélfia, em 1921, filho de pais italianos, iniciou os seus estudos de canto aos 15 anos. Estreou-se em Nova Orleães, como o Pinkerton da Madama Butterfly, de Puccini, mas bastou-lhe uma actuação no “Hollywood Bowl”, a famosa sala de espectáculos, para chamar a atenção do patrão da MGM, Louis B. Mayer, que lhe ofereceu de imediato um contrato de sete anos com os seus estúdios. 

O primeiro filme que protagonizou, That Midnight Kiss, foi um sucesso e lançou como grande sucesso musical a ária “Celeste Aida” da Aida, de Verdi, que hoje escolhemos para evocar Mario Lanza. Outros êxitos cinematográficos se lhe seguiram, entre eles The Great Caruso, biografia de Enrico Caruso, o grande ídolo de Lanza. A pesada máquina de Hollywood acabaria por não lhe permitir desenvolver a sua carreira nos palcos, onde acabaria por realizar poucas actuações.

 Mario Lanza era conhecido pelo seu carácter impetuoso, uma força da natureza, com uma voz possante e a uma enorme versatilidade, que lhe permitia interpretar géneros diversos: árias operáticas, canções napolitanas, canções do cancioneiro popular americano, música sacra, etc. Mas foi também um homem susceptível às tentações de Hollywood, e a sua debilitada saúde ressentiu-se da adição ao álcool. Diz-se que a sua morte prematura, aos 38 anos, por problemas cardíacos, poderá ter sido apressada por uma dieta radical à qual havia aderido e que fazia furor entre as estrelas de Hollywood.

 Apesar de tão curta carreira, Lanza é ainda hoje recordado como um dos maiores tenores de sempre, e muitos dos grandes tenores das gerações seguintes – Domingo, Pavarotti, Carreras – apontaram-no como grande fonte de inspiração.

 Do primeiro acto de Aida, de Giuseppe Verdi, aqui fica “Celeste Aida”, a famosa ária de Radamés, aqui interpretada por Mario Lanza, no filme The Great Caruso”.

 

Leave a Reply