RELEMBRAR CONTOS DA NOSSA INFÂNCIA – EXPOSIÇÃO SOBRE OS IRMÃOS GRIMM por clara castilho

Já no passado dia 11 de Junho dei conta dos eventos relacionados com a celebração dos 200 anos da publicação do 1º volume dos Contos para as Crianças e para a Família dos irmãos Grimm.
Nos anos 30 do século XIX surgiram as primeiras traduções portuguesas de contos de Grimm e, na viragem do século, os Contos para as Crianças e para a Família já pertenciam ao cânone da literatura para a infância em Portugal.

Estes contos foram importantes para todos nós. Através deles – e não só – sonhámos, tivemos medo, ousamos pensar que éramos corajosos… Primeiro imaginando na nossa mente a sua materialização, depois com as formas completas dos filmes de Walt Disney.

Agora, mais sobre eles podemos ficar a saber pois decorre na Biblioteca Nacional, de 1 de Agosto a 31 de Outubro a  exposição Irmãos Grimm – vida e obra que ilustrar a sua intervenção política, a atividade bibliotecária e académica, bem como o trabalho científico que desenvolveram, dando ainda testemunho da irradiação internacional da sua obra, muito especialmente da receção que teve em Portugal. É Organizada pelos Brüder Grimm-Museum (Museu dos Irmãos Grimm) e Brüder Grimm-Gesellschaft (Sociedade dos Irmãos Grimm), de Kassel (Alemanha) a exposição contará ainda com o patrocínio da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Investigação em Estudos Germanísticos, da Embaixada da Alemanha, do Goethe-Institut, da Fundação Marion Ehrhardt e da Universidade de Aveiro.

Lembremos que a Unesco incorporou contos e comentários publicados pelos Irmãos Grimm entre 1812 e 1857 ao registro Memória do Mundo, uma iniciativa destinada a preservar documentos e obras que marcaram a História da humanidade.

É considerado que os contos de Grimm são as mais conhecidas e internacionalmente divulgadas obras da história cultural alemã,  ao lado da Bíblia de Luther, traduzidos em 160 línguas.

Leave a Reply