CARTA ABERTA AOS ASSOCIADOS DO MONTEPIO – por Eugénio Rosa

Caro (a) amigo (a)

Está em marcha neste momento no Montepio um autêntico “golpe de Estado”por parte do presidente do conselho de administração, como  explico na “Carta aberta aos associados do Montepio” que envio em anexo , com o propósito de concentrar ainda mais poder no conselho de  administração, e nomeadamente no seu presidente, à custa da redução do poder de acontrolo dos associados sobre os atos dos conselho de administração que já é muito reduzido. O presidente do Montepio, através de uma proposta de alterações do Estatutos, pretende que a assembleia geral de todos os associados do Montepio deixe de ter poder directo sobre a Caixa Económica, que é a instituição financeira, passando o poder de controlo desta para uma miniassembleia dominada pelo conselho de administração e por pessoas eleitas na sua lista.

O Montepio tem atualmente mais de meio milhões de associados, a maioria deles são trabalhadores, por essa razão peço o seu apoio para se fores associado que te informes, lendo esta carta aberta e analisando o projecto de alterações dos Estatutos que está disponivel no “site” do Montepio e participando na assembleia geral extraordinária que terá lugar no dia 17 de Setembro, portanto este mês, em Lisboa no Teatro da Trindade às 21H00; se não fores associado peço a tua ajuda para que esta carta aberta que pretende alertar os associados do Montepio chegue ao maior número de associados, nomeadamente a todos que sabes que são associados do Montepio (todos que têm um emprestimo de habitação ou outro no Montepio são quase sempre associados).

O Montepio é a maior associação mutualista que existe no nosso país e   possui uma institução financeira que é a 6ª maior do país, que gere ativos com um valor superior a 21.000 milhões de euros. A Associação  Mutualista do Montepio, gere as poupanças depositadas por centenas de milhares de associados, no valor superior superior a 2.300 milhões de euros.O Montepio é muito importante para o país e para mais de 1,5  milhões de portugueses. O acontece nele interessa e pode afetar a vida de muitos portugueses.

O Montepio não pertence ao conselho de administração, e muito menos ao seu presidente. O Montepio pertence a todos os associados. Por isso,  importante que que eles sejam informados do que se está a passar nele,  e que intervenham defendendo os seus direitos e interesses. É com este objetivo que peço a sua ajuda, ajudando também a divulgar esta carta aberta que é um alerta a todos os associados e mobilizando para a  assembleia geral ewxtraordinária onde poderão intervir defendendo os seus direitos.

E o tempo é pouco, pois a assembleia geral extraordinária, que foi convocada em pleno periodo de férias (17 de Agosto) realiza-se já no dia 17 de Setembro.

Conto consigo. E desde já agradeço a sua atenção

Com consideração

Eugénio Rosa

Economista e membro do Conselho Geral do Montepio