Produzido pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular – o livro “Deixa eu falar!” é uma iniciativa da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI ),que reúne entidades públicas e civis de todo o Brasil. Em 2010, a RNPI lançou o Plano Nacional pela Primeira Infância, uma agenda de reivindicações para que crianças até 6 anos sejam respeitadas e seus direitos assegurados pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em “Deixa eu falar!”, é a vez das próprias crianças se expressarem sobre suas condições de vida: o que é bom, o que é ruim, o que faz bem, o que falta.
– “Eu brinco porque me deixa feliz”.
– “Eu preferia não ter que ir mais na escola. A gente aprende com brinquedos, com amigos, com jogos, com a vida”.
– “Eu moro lá em cima, no morro. Eu não fico cansado de subir. Eu vou pulando e contando os degraus. Ah, também eu inventei uma brincadeira de pular de dois em dois. A minha mãe é que fica muito cansada. Eu não gosto quando ela fica cansada. Ela fica triste”.
– “Não tenho certidão porque minha mãe não comprou”.
– “Eu não sei por que preciso estudar. Você sabe?”
– “Depois você lê de novo? Eu gosto de ouvir a história muitas vezes. Eu gosto de contar a história só olhando a figura. Eu não conto sempre igual. Eu invento. Mas, se você lê, tem que ser igual”.
– “Onde tem rato e inseto tem doença e precisa acabar”.
– “Como é que vocês sabem escrever o meu nome? “