HIDROELÉCTRICAS NO BRASIL – TRANSFORMAR INDIGNAÇÃO EM ACÇÃO por clara castilho

9349741_b7nUl

A grande parte da energia eléctrica produzida no Brasil é gerada por fábricas hidroeléctricas, devido ao facto de país ser  rico em rios com grandes extensões, caudalosos, com planaltos e depressões na natureza.

 A proliferação destas fábricas origina degradação ambiental, facto cujas consequências para o planeta não têm sido bem estudadas.  Causam a perda de solos agricultáveis, florestas, fauna e a retirada de populações ribeirinhas, como na região da Amazónia, onde foi preciso remover grupos de povos indígenas que viveram na região durante muitos anos.

Movimento Gota D'Água

O vídeo apresentado é do  “Movimento Gota D’ Água” que  surgiu da necessidade de transformar indignação em acção. Querem  mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o país. Utilizam a experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. Apoiam soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas activistas e o publico.

A primeira campanha do Movimento discute o planeamento energético do país, que pretende construir mais de 50 hidroelétricas na Amazônia, através da análise do projeto da hidroelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. O braço técnico desta campanha é composto por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: “Movimento Xingu Vivo Para Sempre” e “Movimento Humanos Direitos”.

Pode consultar mais informações em : http://movimentogotadagua.com.br/projeto

http://

1 Comment

Leave a Reply