O CINE FIESTA – Mostra de Cinema Espanhol irá realizar-se em Lisboa, no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, entre 23 e 26 de Novembro. Luís Buñuel será o realizador homenageado.
Luís Buñuel (1900-1983) considerado um dos maiores realizadores de sempre da história do cinema, vai ser homenageado na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. E porque a vida não pára, no Cinema São Jorge poderão ser vistos os realizadores da actualidade. Todo o programa pode ser consultado em http://www.ruadebaixo.com/cine-fiesta-2012.html.
Cá por mim, vou querer rever Tristana que muito me impressionou e marcou quando o vi.
No Sábado, 23 Novembro, podem ser vistos:
15h30 – L’ÂGED’OR, Luis Buñuel, 1930, 63 min
19h00 – NAZARIN, LuisBuñuel, 1960, 91 min
21h30 – TRISTANA, Luis Buñuel, 1970, 99 min
Luis Buñuel (1900–1983) foi um realizador de cinema espanhol, nacionalizado mexicano.
Educado rigidamente por católicos, depressa se virou contra essa influência. A cultura sempre esteve presente na sua vida. Foi em Paris que começou a fazer trabalhos relacionados com o cinema. Como de Jean Epstein, interessou-se pela obra de André Breton e o movimento surrealista, cujas influências podem ser vistas nos seus filmes. Falo de Um cão andaluz (1928), em colaboração com Salvador Dalí.
Devido à guerra civil em Espanha, emigrou aos Estados Unidos onde trabalhou no Museu de Arte Moderna. Foi no México que encontrou condições para voltar a trabalhar como realizador. Seu filme Los olvidados, de 1950, trouxe-lhe o prémio de melhor director no Festival de Cannes. Voltando a Espanha na década de 60,filmou Viridiana, um manifesto anti-católico que acabou por ser proibido na Espanha, mas que veio a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O discreto charme da burguesia foi um filme que muitos baralhou. Faleceu na Cidade do México aos 83 anos de idade.