UMA CARTA DO PORTO – Por José Magalhães (54)

CARTA DO PORTO

Neste mês de Setembro há imensa coisa para usufruir, no Porto.

– A Feira do Livro, que começou no passado dia 5, e tem sido um sucesso apesar do mau agoiro das grandes editoras, continuará até ao dia 21, nos encantadores jardim do Palácio de Cristal, com muitas novidades, com actividades da mais diversa índole e, claro, com livros, com muitos livros.

Nas tardes de sábado e domingo, dias 13 e 14  de Setembro, a Porto Lazer e o Centro de Dança do Porto apresentam uma série de espectáculos de dança contemporânea inspirados em fados conhecidos. As actuações decorrem entre as 15h30 e as 16h00, na Concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

Como já vos tinha dito, nos dias 12 e 19, a partir das 20h30, por lá estarei, no Pavilhão nº 94, da Livraria Orfeu, onde terei oportunidade de autografar o meu livro de poesia (passe a publicidade).

PAVILHÃO DA LIVRARIA ORFEU
PAVILHÃO DA LIVRARIA ORFEU

– Estão a ser disponibilizados espaços para pinturas murais.

O Porto vai ficar mais bonito, e mais alegre. A primeira parede a ser intervencionada foi a do Parque de estacionamento da Trindade. Foi no dia 9 passado que o Porto viu oficialmente inaugurado o primeiro mural livre de arte urbana da cidade. Coube aos artistas Hazul e Mr. Dheo, o primeiro trabalho apresentado. E outros se seguirão, noutros locais, noutras paredes e pelas mãos de outros artistas.

Este primeiro mural é o exemplo da política que a CMP quer implementar por toda a cidade. A Câmara do Porto informou os cidadãos de que, brevemente, 15 caixas de distribuição de energia eléctrica, na Rua das Flores, irão ser objecto de intervenção artística, e que em Outubro, será a vez lançar uma convocatória para um novo ciclo de intervenções em 19 cabines telefónicas da cidade, a exemplo do que já foi feito em alguns desses espaços.

O Porto, continua na vanguarda, com intervenções culturais inovadoras.

caixas

– Nos sábados de Setembro, o Mercado da Foz (localizado na Rua de Diu) continua aberto até à meia-noite, sempre com música a partir das 17 horas.

“Verão no Mercado” é uma iniciativa organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Mercado da Foz
Mercado da Foz

– No próximo domingo, dia 14, realiza-se a Meia Maratona do Porto, com o percurso a efectuar-se no meio de uma paisagem inspiradora, junto ao rio Douro.

meia maratona 2014

– Ainda estamos no Verão (embora por vezes não pareça), pelo que devem aproveitar o privilégio de nos visitarem, pois que o Verão, é no Porto!

5 Comments

  1. Tudo me abre o apetite por aí, só essa da meia maratona é que não me calha muito bem.
    Um dia apareço por aí, vontadinha não me falta

Leave a Reply