Caderno de notas de um etnólogo na Grécia – Deuses ctónicos III

Falareconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Revisão Flávio Nunes

(conclusão)

Outros tempos. Publicidades frescamente novas, aparecidas no metro de Atenas, elogiam os méritos presumidos de certas sociedades, “que podem transferir até seis mil euros desde o estrangeiro”, que se dirigem obviamente aos Gregos, o país dos controlos dos capitais e simultaneamente do euro que realmente já não tem o mesmo valor, na Grécia como na França. Outros cartazes sempre na cidade, convidam-nos, por fim, a descobrir a música antiga, associada à herança das músicas tradicionais do país como um todo, país inteiro, desde Creta até Thrace, porque “é (como) um hino Homérico dedicado à Demetra”.
Nem tudo estará assim perdido… na Grécia, apesar do memorando Tsipras, o qual dá como se sabe, a possibilidade aos credores Troïkanos, de apreenderem todo o bem público pertencente ao Estado (a Grécia), abolindo… melhor que os memorandos precedentes, os restos finais da soberania do país e pelo mesma ocasião, as suas Convenções colectivas, o seu sistema das reformas, bem como a esperança SYRIZA que finalmente não tem aparecido, contrariamente ao slogan, deve-se dizê-lo, com que teve sucesso em Janeiro passado.

Original File Name: 2015081915.jpg
Atenas visível. Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081931.jpg
Transferir até seis mil euros. Atenas, Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081921.jpg
É um hino Homérico dedicado a Demetra. Atenas, Agosto de 2015

 

Outra estela, saída do santuário dos Grandes Deuses de Samothrace; um dos principais santuários pan-helénicos, célebre no conjunto do mundo grego desde a época clássica pelo seu culto aos mistérios ctónicos ou telúricos, inspiraria a boa sorte aos neófitos, o que é sempre de actualidade sem os mistérios, talvez.

Verão grego, arrastando os pés… como a esperança por terra, numa ausência observada dos Grandes Deus chthónios. Os turistas que arrastam também os pés por causa deste calor observam-nos, sempre sem nos estarem a entender. Espera-se, ou não se espera mais o Outono, tudo depende ; em todo caso, e para certos bares, é o momento das renovações, com ou sem SYRIZA.

 

Original File Name: 2015081935.jpg
Estela do santuário dos Grandes Deuses de Samothrace. Museu da Acrópole, Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081914.jpg
Os turistas observam-nos e sempre sem nos estarem a entender. Atenas, 2015

 

Original File Name: 2015081913.jpg
Para certos bares é o momento das renovações. Atenas, 2015

 

O passado já não existe, o futuro prepara-se. O dos Grandes Deus… ctónicos provavelmente; daí talvez, este espanto sustentado de Joachim, o animal de Greek Crisis suposto “desposé” (que tem um dono), e não um gato adéspota. Como de resto nós todos. Estação plena, mesmo a extravasar.

Original File Name: 2015081938.jpg
Joachim, o gato de Greek Crisis, Agosto de 2015.
Uma colectânea de alguns dos textos publicados por Panagiotis Grigoriou
Tradução Júlio Marques Mota
Revisão Maria Cardigos
Texto original publicado pelo sítio greek crisis
Panagiotis Grigoriou, Carnet de notes d’un ethnologue en Grèce, une analyse sociale journalière de la crise grecque. Texto disponível no site greekcrisis, cujo endereço é : http://www.greekcrisis.fr/

Leave a Reply