39. Caderno de notas de um etnólogo na Grécia – Uma Estação a chegar ao fim I

Falareconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Revisão Flávio Nunes

 

Caderno de notas de um etnólogo na Grécia- Uma análise social diária da crise grega

Uma colectânea de alguns dos textos publicados por Panagiotis Grigoriou

Original File Name: 2015022442.jpg
Terça-feira, dia 8 de Setembro de 2015

39. Caderno de notas de um etnólogo na Grécia-Uma Estação a chegar ao fim

Original File Name: 2015090811.jpg

Neste triste momento, os políticos percorrem o país de maneira bem selectiva. Reuniões cosméticas, na realidade com pouca adesão com as quais não se cria nenhum acontecimento. A guerra política é truncada, a batalha está imediatamente à partida perdida. Todos se posicionam face ao futuro no que diz respeito ao futuro ou antes, no que diz respeito ao passado. Os Gregos ficam praticamente mudos e manifestamente cépticos. “Veremos aquando das eleições, depois…”

Original File Name: 2015090812.jpg
Vendedor de frituras em Ática, Setembro de 2015

O nosso sem-abrigo do bairro dos grandes livreiros em Atenas adormece já sobre o seu livro… único. E como sobre as praias os para- sóis são praticamente arrumados, os pastéis… vendem-se então muito pouco. Um curioso tempo húmido, sob os últimos ventos etésios. Estação a acabar … em cumprimento de um verão terminado, sob o sinal da traição e de dor, diga-se o que se disser.

Uma vez mais e uma vez a mais, a vida grega mostra-se aliviada sob a sua camisa rasgada do verão, realmente está mortificada, bem para além das aparências. Nas vizinhanças e entre os andares dos edifícios, as estratégias… de evitamento conhecem a sua hora de glória, as discussões cansam, as ideias fortes conhecem de novo o exílio e a esperança já não existe.

As pessoas encontram-se então às vezes constrangidas ou mesmo forçadas, por exemplo… por ocasião de um assalto, entre os milhares… praticados à Atenas neste momento, às vezes mesmo às horas… de grande escuta desde as varandas dos inquilinos. Como ontem à noite pelas 9:00 da noite, quando fomos levados a perseguir … a acção dos ladrões da casa vizinha; partiram tartamudeando graças à mobilização… cidadã, os polícias chegaram apenas alguns minutos após os factos. Diário ateniense dos microacontecimentos significativos. Bancocracia e outros ladrões.

Original File Name: 2015090339.jpg
Locais abandonados. Banco Nacional. Atenas, Setembro de 2015

 

Original File Name: 2015090813.jpg
Nas praias os pára-sóis são praticamente arrumados. Ática, Setembro de 2015

 

Original File Name: 2015090814.jpg
Praia na Ática, Setembro de 2015

O ambiente parece elusivo, todos acreditam compreender que o novo governo do memorando III seria ante portas, e declarações, aparentemente somente mais contraditórias que nunca, preparam, se necessário, o terreno do próximo… Acordo Cordial memorandista entre SYRIZA e a Nova democracia.

O número dois de SYRIZA, Yannis Dragasákis, de facto, declarou sobre as ondas da rádio Realfm 97.8 há já alguns dias, que “a diabolização do termo “memorando” foi um erro em que infelizmente SYRIZA tinha participado. O que me preocupa seria então retomar o debate sobre o memorando como se renegociássemos internamente na Grécia, enquanto o memorando já foi negociado nestes últimos tempos (com os credores). O próximo governo deve apoiar-se sobre uma maioria sólida e forte. Se outros partidos na Grécia quiserem seguir-nos nesta direcção – sem estarem forçosamente de acordo sobre o todo – eu veria isto como certamente provável, a formação de governos de coligação ”. SYRIZA por conseguinte integrou completamente o campo do memorando…
É então nisto que está o argumento principal da campanha eleitoral de Alexis Tsipras: “Dêem-nos uma possibilidade para enfim governar e assim aplicar um programa paralelo, o qual aliviará as dores do memorando”, é uma astúcia sobre a qual os dirigentes Tsipriotas já deixaram de acreditar e de todo. Os Gregos sabem-no efectivamente e não é certamente por esta razão que SYRIZA poderia ainda (e pela última vez antes de desaparecer da paisagem política), certamente colher certos frutos eleitorais, bem amargos de resto.

Original File Name: 2015090815.jpg
Colmeia de tempos passados. Peloponeso, Setembro de 2015

 

Original File Name: 2015090816.jpg
Laranjas não vendidas. Peloponeso, Setembro de 2015

 

Original File Name: 2015090817.jpg
Religiosos a tirarem fotografias. Praça da Constituição, Setembro de 2015

A Esquerda aqui e de outros lugares já não está na sua colmeia de outrora…nem na de depois e foi agora que os iniciadores da Unidade Popular (ex-plataforma de Esquerda em SYRIZA), não conseguiram ter sucesso em salvar a honra como ainda apresentar uma certa sinceridade, pelos tempos que correm é já qualidade enorme e contudo extremamente insuficiente.

(continua)

Uma colectânea de alguns dos textos publicados por Panagiotis Grigoriou
Tradução Júlio Marques Mota
Texto original publicado pelo sítio greek crisis
Panagiotis Grigoriou, Carnet de notes d’un ethnologue en Grèce, une analyse sociale journalière de la crise grecque. Texto disponível no site greekcrisis, cujo endereço é : http://www.greekcrisis.fr/

Leave a Reply