JEREMY CORBYN, UM POLÍTICO QUE SE DISTINGUE PELA SUA SERIEDADE – GRÃ-BRETANHA: AS RAZÕES DE UMA DERROTA – LUTO E ORGANIZAÇÃO, por TARIQ ALI

 

Faire son deuil et s’organiser, por Tariq Ali

Contretemps, 16 de Dezembro de 2019

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

 

A recusa dos trabalhistas  em apoiar a implementação dos resultados do referendo Brexit e, na sua maioria, em ignorar os seus apoiantes pró-Brexit no norte do país levou-os à sua derrota. Alguns de nós já tínhamos apontado os perigos, mas um partido e uma liderança divididos (sobre este ponto John McDonnell deveria ser culpado por insistir num compromisso para um segundo referendo) foi sancionado pelos seus próprios eleitores. Esta foi a principal razão para a derrota. Um erro estratégico de enorme magnitude.

O fracasso no combate ao “anti-semitismo” [atribuído pelos media  a Corbyn e aos setores do Partido Trabalhista que o apoiam] também foi um erro, embora em menor escala. O ataque coordenado dos media a Jeremy Corbyn também teve um impacto. A cobertura da BBC dos debates trabalhistas poderá agora voltar às opções ‘centristas’. Emily Thornberry é a candidata mais provável à “unidade”.

No entanto, existe uma esquerda social-democrata radical dentro e fora do Partido Trabalhista. As eleições não são tudo. A mobilização autónoma da nova geração não deve ser excluída e deve ser encorajada e apoiada. As políticas económicas da Johnson irão acelerar a crise e a mobilização e as greves serão a única resposta, como os franceses estão a demonstrar atualmente. A Escócia agora vai querer a sua independência e os irlandeses vão querer alguma forma de unidade, por isso os Conservadores ingleses não poderão fazer o que quiserem.

 

Colocado na página Facebook de Tariq  Ali em 12 de dezembro de  2019 – publicado com a permissão do autor.

 

Tariq Ali é uma figura histórica da esquerda radical na Grã-Bretanha. Um dos líderes do protesto estudantil e contra-cultural dos anos 60, ele foi um ativista de longa data nas fileiras da seção britânica da Quarta Internacional. É autor de numerosos livros e membro do conselho editorial da New Left Review. Vários dos escritos de Tariq Ali podem ser lidos no nosso site.

Para ler este artigo no original clique em: https://www.contretemps.eu/grande-bretagne-corbyn-defaite/

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: