Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas. Por Caroline Popovic

Espuma dos dias Coronavirus

Seleção e tradução de Francisco Tavares

Enquanto o mundo se mobiliza para lutar contra o coronavírus, Trump considera essa mobilização um exagero, culpa os chineses, a Organização Mundial de Saúde e tutti quanti… e mobiliza o seu material bélico contra aqueles que lhe fazem frente.

FT

____________________

Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas

Caroline Popovic Por Caroline Popovic

Publicado por franceinfo em 03/04/2020 (ver aqui)

 

80 Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas 1

 

Trata-se do maior destacamento militar dos EUA para as Caraíbas desde a invasão do Panamá em 1989 para prender o Presidente Noriega sob a acusação de tráfico de droga. Hoje os EUA querem deter o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, acusado de tráfico de droga.

 

Donald Trump tentou várias vezes pôr de joelhos o regime de Nicolas Maduro, sem sucesso. As forças armadas na Venezuela continuam leais ao Presidente.

80 Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas 2

Hoje, os americanos oferecem uma recompensa de 15 milhões de dólares pela detenção do Presidente venezuelano, acusado de tráfico de droga com os seus cúmplices colombianos, os guerrilheiros das FARC.

A determinação de Washington em retirar o Presidente venezuelano desencadeia uma importante operação militar nas águas das Caraíbas com navios de guerra, aviões de vigilância e forças especiais terrestres. A flotilha dirigir-se-á para o sul do Mar das Caraíbas, perto da costa da Venezuela.

O destacamento é apoiado por 22 países, aliados de Donald Trump, incluindo Santa Lúcia, Haiti, Panamá, Colômbia, Costa Rica, Honduras e Guatemala, todos situados em torno da bacia das Caraíbas.

Ironicamente, é através da Guatemala que a maioria dos estupefacientes transita para os Estados Unidos. A Venezuela é considerada um “pequeno operador” no sector do tráfico de droga.

80 Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas 3

Ao mesmo tempo, a Grã-Bretanha, próxima  de Washington, envia o seu navio, o RFA Argus, para as Caraíbas. Este navio, com um complemento de marinheiros e aviadores, era esperado na região para a época dos furacões. Equipado com um hospital de 100 camas, a sua missão seria ajudar as colónias britânicas a lidar com o Coronavírus. Londres não explicou porque é que o navio navegava sem uma equipa médica.

 

Um destacamento difícil de justificar

Hoje, coloca-se a questão do calendário deste destacamento, numa altura em que o COVID 19 está a causar grandes estragos nos Estados Unidos. Segundo os analistas, Donald Trump precisa de um desvio da atenção pública para levar as pessoas a esquecerem a sua má gestão da crise de saúde.

Outros explicam que Trump está a trabalhar para a sua reeleição em Novembro próximo. Ele quer seduzir os exilados cubanos e venezuelanos que votam na sua maioria na Florida.

A Rússia, aliada do regime venezuelano, considera que os americanos vão derrubar Nicolas Maduro.

“Bruno Rodriguez, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, afirmou que o destacamento ameaça a paz na região.”

 

80 Donald Trump envia navios de guerra para as Caraíbas 4

Enquanto se aguarda a chegada das forças norte-americanas às nossas águas, Nicolas Maduro ordenou a detenção dos associados de Juan Guaido, um líder da oposição. Este autoproclamou-se Presidente da Venezuela, com o apoio da comunidade internacional.

Numa altura em que as Nações Unidas e as organizações humanitárias pedem a suspensão das sanções contra países como a Venezuela e Cuba durante a crise do Coronavírus, os americanos optaram pelo que parece ser uma declaração de guerra.

________________

A autora: Caroline Popovic, jornalista independente e escritora, licenciada pela Universidade François Rabelais de Tours (França).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comments

  1. *ESTAMOS PERDENDO NOSSO PAÍS, E DEIXANDO NOSSO PAÍS DESCER A LADEIRA*
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2020/04/19/estamos-perdendo-nosso-pais-e-deixando-nosso-pais-descer-a-ladeira/

    *ESTAMOS PERDENDO NOSSO PAÍS*
    > https://youtu.be/S1uhUk7P7aE

    Em quarentena.
    Se quiser e se puder, compartilhe.
    Curte aí
    Dá um “like”, inscreva-se no canal.
    Abraço.
    Amor, compaixão, solidariedade.
    Felicidade. Sempre.

    gustavohorta.wordpress.com

Leave a Reply