UMA CARTA DO PORTO – Por José Fernando Magalhães (365)

O PORTO E AQUI À BEIRA, EM IMAGENS (128)

 

RUA DOS PRAZERES

 

RUA DE MONTEBELO

 

ANGEIRAS

MERCADO DE SÃO SEBASTIÃO

 

FONTE DE SÃO SEBASTIÃO

 

NOSSA SENHORA DO PORTO

 

QUARTEL DE SÃO BRÁS

.

.

 

A ARQUITECTURA DO ANTIGO EGIPTO

 

6ª sessão    |        9 DE JANEIRO DE 2021    |     15-17 Horas

 

RESUMO

José das Candeias Sales

(Universidade Aberta, CHUL)

Quando falamos de arquitectura do antigo Egipto estamos a falar de diferentes tipos de edifícios e de construções, desde a arquitectura civil à militar, passando pela religiosa. Esta distinção fundamental deriva das próprias concepções mentais que os antigos egípcios perfilhavam e interfere, logicamente, nas estruturas, materiais de construção e funções que se associaram aos diversos tipos de monumentos.

Devido à sua importância no âmbito da cultura egípcia e ao considerável número de testemunhos que chegaram até aos nossos dias, nesta sessão iremos concentrar a nossa atenção particularmente na arquitectura religiosa, estabelecendo diferenças e semelhanças entre os templos divinos (a «morada» da divindade) e os templos funerários (local onde se faziam oferendas ao morto), visitando, ainda que virtualmente, muitos destes monumentos através de um power point alusivo.

.

.

.

CONVITE

O Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, convida Vªs Exªs  para a cerimónia de inauguração da exposição bibliográfica e iconográfica PEDRO CORREIA MARQUES, UM VULTO RATENSE, que se realiza a 8 de Janeiro de 2021, pelas 17,00 horas, no Núcleo Museológico de S. Pedro de Rates.

Paulo João Silva

  1. S. Pedro de Rates, 2 de Janeiro de 2021

 

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE S. PEDRO DE RATES E IGREJA

.

.

.

4 Comments

  1. Muito interessante as fotos, o curso sobre o Antigo Egipto (de que sou um apaixonado) e Rates, terra do 1.º governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, que foi nomeado ontem 7 de janeiro…. de 1549. Se calhar devia assistir ao curso… aprende-se sempre…

  2. Imagens maravilhosa, que hei-de visitar com a família quando voltar ao Porto. Bom Ano Novo com saúde, são os meus votos sinceros.
    Manuel Mota

Leave a Reply