“A good many people believe Marriner Eccles is the only thing standing between the United States and disaster.” – TIME Magazine, 1936 |
Nota de editor:
Iniciámos no passado dia 1 de Fevereiro uma longa série – de mais de 50 textos – cuja última parte está ainda em preparação. O presente texto “Marriner S. Eccles morreu aos 87anos; Foi Governador do Federal Reserve durante 12 anos“, insere-se no conjunto de 17 textos que compõem a 1ª parte “1. Alguns textos sobre Marriner Eccles, sobre o espírito de 33 e sobre os homens do New Deal”.
Esta série é, desde logo, o resultado do labor incansável e da mais elevada competência do seu autor, Júlio Marques Mota, e, como o próprio refere, é um trabalho que leva mais de um ano em preparação e “não foi um trabalho fácil porque, partindo do zero quase absoluto, tivemos de andar a deambular de texto em texto, aceitando uns, rejeitando outros, de referência bibliográfica em referência bibliográfica, cruzando textos e referências bibliográficas”.
É com grande satisfação e orgulho que publicamos na língua portuguesa estes textos em torno das ideias e ações de Marriner Eccles, o mais brilhante de todos os Presidentes do Conselho de Governadores do FED nas palavras de Michael Pettis (e que fazemos nossas). Como diz Júlio Mota, “Marriner Eccles é um dos maiores símbolos intelectuais da oposição fundamentada feita contra os teóricos criadores de catástrofes e os seus vassalos” e cujas ideias e ação, segundo a Time referia em 1936, “protegeram a América do abismo. Trata-se de ideias que na primeira metade do século XX ajudaram a fazer da América um grande país, e que vão contra as ideias destes falcões monetaristas (…) que querem fazer da Europa um insignificante continente”. E como conclui Júlio Mota os “… tempos de ontem, afinal, não diferem muito dos tempos de hoje, a lembrar a frase de Peter Kenen: o mundo mudou muito, mas os problemas são os mesmos. Os problemas são os mesmos e os políticos, pelo que se vê, são também os mesmos. É exatamente isto que confere uma extrema atualidade aos textos que iremos apresentar em torno da obra de Marriner Eccles.”
Seleção e tradução de Júlio Marques Mota
7 m de leitura
1. Alguns textos sobre Marriner Eccles, sobre o espírito de 33 e sobre os homens do New Deal
1.5. Marriner S. Eccles morreu aos 87anos; Foi Governador do Federal Reserve durante 12 anos
Publicado por em 20 de Dezembro de 1977 (ver aqui)
Marriner Stoddard Eccles, antigo presidente do Conselho da Reserva Federal e figura influente na elaboração da política económica nacional durante um dos períodos mais turbulentos da nação, morreu no domingo na sua residência em Salt Lake City, aos 87 anos de idade.
Marriner Eccles, que nasceu na zona rural de Logan, Utah, quando o estado ainda era um território, e nunca concluiu o ensino secundário, foi um banqueiro e homem de negócios de sucesso antes de iniciar uma segunda carreira em Washington que durou 17 anos.
Republicano durante os seus primeiros anos de atividade, tornou-se um dos artesãos do New Deal durante a administração de Franklin D. Roosevelt, e foi um defensor declarado da utilização da despesa do Governo em obras públicas e apoios sociais, ou seja, do aumento da despesa pública financiada pelo défice público como resposta à crise.
É também creditado com tendo sendo ele que restabeleceu a independência do Sistema da Reserva Federal após a Segunda Guerra Mundial, depois de ter cooperado com o Tesouro para ajudar a organizar o financiamento da guerra. A batalha acabou por custar a Marriner Eccles a presidência da Reserva Federal. O Presidente Harry S. Truman recusou-se a reconduzi-lo quando o seu mandato expirou em 1948, embora Eccles tenha permanecido como membro do conselho de governadores até 1951.
Embora conhecido em grande parte pelas suas atividades em Washington, Marriner Eccles também ajudou a gerir um império industrial e financeiro que incluía minas, transporte marítimo, construção, açúcar e madeira.
Até à sua morte, foi diretor de várias empresas que em tempos tinha dirigido: a First Security Corporation, uma holding multibancária formada pela sua família; Utah International, uma subsidiária da General Electric Company desde 1976, e a Amalgamated Sugar Company, uma das maiores empresas processadoras de açúcar do Ocidente.
Embora não estejam disponíveis avaliações exatas da riqueza de Marriner Eccles, acredita-se que ele tenha controlado uma das maiores fortunas familiares do Oeste dos Estados Unidos.
Fortemente influenciado pela Depressão do início da década de 1930, Eccles ficou convencido de que a nação precisava de massivas despesas governamentais para recuperar a prosperidade. No início de 1933 testemunhou sobre os seus pontos de vista perante uma comissão do Congresso, e pouco depois foi nomeado secretário adjunto do Tesouro com responsabilidade pelos problemas monetários e de crédito.
Durante os 15 meses seguintes, foi um dos principais autores da Lei Bancária de 1935, que levou à reestruturação do Sistema da Reserva Federal. Foi nomeado Presidente do Conselho da Reserva Federal em 1936, e a revista Time, escrevendo sobre ele numa reportagem de capa, disse: “Muitas pessoas acreditam que Marriner S. Eccles é a única coisa que existe entre os Estados Unidos e o desastre”.
A sua presidência de 12 anos da Reserva Federal incluiu esforços para responder à situação de Depressão e restaurar a prosperidade, e esteve frequentemente em desacordo com o Secretário do Tesouro Henry Morgenthau. Durante os anos de guerra, presidiu a uma grande expansão de crédito para os aliados europeus da América e para as indústrias de armamento a nível interno.
A insistência de Eccles de que as grandes despesas governamentais eram necessárias para relançar a economia, e a sua defesa de um programa de bem-estar em grande escala, ajudou a dar ao Governo Federal um controlo sem precedentes sobre a economia. Também o levaram a ter uma série de inimigos no Congresso e no mundo empresarial que, por vezes, o caracterizaram como um republicano errante, um gastador e um feiticeiro económico.
Após a guerra, quando Eccles percebeu a necessidade de uma gestão económica rigorosa para combater a inflação, tentou recuar no apoio do FED em tempo de guerra à prática de manter as taxas de juro fixas artificialmente baixas. Taxas mais elevadas, acreditava ele, ajudariam a conter a inflação.
Contudo, as opiniões de Eccles colocaram-no em desacordo com o Presidente Truman e membros da sua administração, e alguns historiadores económicos vêem paralelismos entre a relação de Marriner Eccles com Truman, e o atual atrito entre o Presidente Carter e o presidente do Sistema da Reserva Federal, Arthur F. Burns.
O passado de Eccles era quase tão colorido como a sua tempestiva carreira em Washington, Ele era o mais velho de nove filhos de Ellen Stoddard, a segunda esposa de David Eccles – um polígamo mórmon que teve 12 filhos pela sua primeira esposa.
David Eccles, que tinha emigrado da Escócia e construído uma fortuna considerável em Utah, morreu quando Marriner tinha 22 anos. Como narra o biógrafo de Marriner, Sidney Hyman, o jovem Eccles tornou-se o tutor legal das empresas familiares, e “era mais temido do que amado” em Utah.
Em 16 anos, foi presidente da Eccles Investment Company, a First Security Corporation, o First National Bank, uma empresa hoteleira, uma empresa de leite e uma empresa madeireira. Também ocupou cargos executivos na Amalgamated Sugar e na Utah Construction, que mais tarde se tornou Utah International.
Depois de deixar Washington, Marriner Eccles continuou a fazer uma vigorosa campanha por causas que ele defendia. Foi um dos primeiros homens de negócios nacionalmente conhecidos a pronunciar-se contra a guerra no Vietname. Foi também um campeão do controlo da população mundial e procurou estreitar relações com a China muito antes de isso ser considerado aceitável nos círculos financeiros.
Gerar o ‘Motor de Inflação’.
Eccles retomou a sua carreira empresarial como presidente da First Security, cargo que ocupou até 1975, quando se tornou presidente honorário. Foi também presidente da Amalgamated Sugar e da Utah International.
Embora as contribuições de Eccles para orientar a economia da nação e moldar os seus sistemas bancários tenham sido constantemente elogiadas, ele recebeu críticas sustentadas durante a Segunda Guerra Mundial pela sua cooperação com o Tesouro no financiamento de um aumento de 200 mil milhões de dólares da dívida nacional.
O FED porque estabilizou as taxas de juro, tornou-se conhecido como um “Motor da Inflação”.
Ironicamente, foi Eccles que quis retirar o FED do seu papel de motor da inflação após a Segunda Guerra Mundial, mas o Presidente Truman ignorou os seus apelos e, em vez disso, enviou um assistente para informar Eccles de que ele não voltaria a ser nomeado como presidente do FED.
No entanto, ao permanecer como membro até 1951, Eccles foi fundamental para a realização do confronto final que resultou num levantamento das restrições às taxas de juro, estabelecendo assim a independência do FED.
O único esforço ativo de Eccles em procurar um cargo público surgiu em 1952 quando, sem sucesso, procurou a nomeação republicana de Utah para o Senado dos Estados Unidos, mas foi derrotado por Arthur V. Watkins.
Eccles, que manteve residências em São Francisco e num hotel em Salt Lake City, terá sofrido uma série de pequenos AVCs no último ano.
Eccles casou com May Campbell Young em 1913 e divorciaram-se em 1950. O casal tinha-se encontrado na Escócia, onde Eccles tinha sido enviado aos 19 anos para servir durante dois anos como missionário da igreja mórmon, Miss Young era uma das suas convertidas.
Em Dezembro de 1951, Eccles casou com Sara Madison Glassie. Os seus sobreviventes incluem a sua esposa, uma filha, um filho, dois irmãos e quatro irmãs. Uma outra filha e um filho tinham já morrido.
O funeral será realizado ao meio-dia de quinta-feira no Eastman’s-Evans & Early Mortuary em Salt Lake City.
O autor: Michael C. Jensen [1939-] é um economista estado-unidense, trabalha na área da economia financeira. Entre 2000 e 2009 trabalhou para o Monitor Company Group, uma empresa de consultoria estratégica que se tornou “Monitor Deloitte” em 2013. É o fundador e editor do Journal of Financial Economics. Ocupa o cargo de Jesse Isidor Straus Professor de Administração de Empresas, Emérito, na Universidade de Harvard.