Banca americana: a bomba relógio do mercado de derivados – por Octopus

(Posted: 04 Oct 2011 10:40)

.

Sabemos que o sistema   bancário inventou (literalmente) o papel. Qual papel? Lixo, nada mais do que   isso. São assets tóxicos, derivados sem valore, instrumentos financeiros   atrás dos quais existe apenas o vazio. Não são uma riqueza, pelo contrário, são perigosos, são os alicerces acima dos quais foi construída a crise  começada em 2008 e ainda não acabada.

 

 O problema são as dívidas públicas dos Estados? Sim, com certeza.

Os Estados Unidos têm uma   dívida pública de 14,5 triliões de Dólares.

O Produto Interno Bruto   do planeta é de 62 triliões de Dólares.

JPMorgan Chase, banco   privado, sozinha tem 78 triliões de Dólares em produtos derivativos.

 

 

 Dos 250 triliões de   Dólares em valor nominal bruto em contratos derivativos (incluídos Interest   Rate, FX, Contratti Equity, Commodity e CDS), dos 25 maiores bancos   comerciais, 4 bancos detêm 94.4%.

JPMorgan Chase 78   triliões de Dólares   

CitiBank 56 triliões de  Dólares

Bank of America 53   triliões de Dólares
 
Goldman Sachs 48 triliões   de Dólares.

 

Mas o risco está a   aumentar cada vez mais pois, para poder obter lucros, estes bancos são   obrigados a arriscar cada vez mais. Moral: a exposição cresceu 5.3 triliões   de Dólares ao longo do primeiro trimestre deste ano.

E em caso de falência?

 

 Ninguém “cobre” estes derivativos? Afinal houve bancos que emitiram   estes contratos e alguém terá de responsabilizar-se. 

 Em teoria. Na prática o caso  Lehman (o banco falido em 2008) ensina-nos que por cada Dólar de contrato   será muito se recuperar 20 cêntimos. No caso Lehman houve um banco em   dificuldades e nem era o maior: podemos imaginar o resultado caso haja mais   do que um banco em dificuldade. Ou um dos Big Four.

   Texto de: http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2011/10/o-oceano-de-papel.html
  
 Fonte: http://www.zerohedge.com/news/five-banks-account-96-250-trillion-outstanding-derivative-exposure-morgan-stanley-sitting-fx-de
  

Leave a Reply