266 ENCERRAMENTOS DE FÁBRICAS ANUNCIADOS NUM SÓ ANO. Por Denis Cosnard.

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

mapa_franca

 

Denis Cosnard

A Serraria Lefebvre  em Buironfosse (Aisne), a fabricação de clarinetes de La Couture-Boussey (Eure), a fábrica de sacos Mondi de Saint-Saint-Jean-D’illac (Gironde)… O desaparecimento destas unidades fabris   não foi caixa dos grandes jornais ou da abertura dos   telejornais das “20 horas”. Mas esses registos reflectem a realidade da desindustrialização, tanto como ou ainda mesmo melhor que as  catástrofes espectaculares como Petroplus ou Goodyear.

Cada vez mais as  pequenas unidades fabris  desse tipo são,  na verdade,  eliminadas do mapa industrial de França. Em 2012, foram identificados cerca de  266 encerramentos  de instalações industriais, ou seja 42 por cento mais do que em 2011. Em média, o tamanho destes sites é limitado a 71 funcionários, de acordo com dados publicados terça-feira, 5 de Fevereiro, pela empresa Trendeo, que faz o registo dos anúncios de criação e destruição de empregos.

ACELERA A DESINTEGRAÇÃO

No final, Arnaud Montebourg tinha razão em mobilizar-se pela “renovação  produtiva”, e a  desintegração do tecido industrial, pelo contrário,  tende a acelerar-se. E o ano de 2013 começa mal: ” no mês de Janeiro, com os anúncios Renault e depois de  Goodyear, foi o pior mês em termos de perda de empregos desde que tratamos os dados da indústria ” diz David Cousquer, de Trendeo.

Após um pico em 2009, no auge da tempestade económica, os encerramentos  de locais industriais e os planos sociais acalmaram um pouco em 2010 e 2011. O movimento retomou com mais força a partir do  Verão passado, enquanto o número de criações de fábricas progrediu ligeiramente, e foi de  166.

Resultado: em quatro anos, 1.087 encerramentos foram anunciados, contra  703 novas unidades fabris. A França tem 384 sites industriais a menos do que no início de 2009. É “o país mais desindustrializado da  Europa”, de acordo com Patrick Artus do Natixis.

Denis Cosnard

O mais  forte declínio na actividade do sector privado desde há em  quatro anos

A actividade do sector privado francês caiu em Janeiro, registando a queda mais forte desde Março de 2009. O índice PMI confirma a primeira estimativa publicada no  final de Janeiro e contrai para  42,7 pontos, contra 44,6 pontos em Dezembro, o seu nível mais baixo em 46 meses. Este afasta-se fortemente do valor  limite de 50 pontos que marca a fronteira entre os períodos de expansão e contracção  deste indicador.

Denis Cosnard - II

Este indicador avançado da conjuntura económica, considerado confiável pelos analistas, tinha já sido atingido em Setembro o seu valor mais baixo desde Março de 2009, mas a contracção da actividade tinha desde então reduzido a sua cadência.  No detalhe, apesar da fraqueza actual da actividade dos serviços a confiança dos prestadores deste sector aparece reforçada e atingiu o seu nível mais alto desde há  cinco meses. O índice PMI da indústria transformadora  já tornado público, contraiu-se de   44,6 pontos para 42,9 pontos num  mês.

Denis Cosnard,  266 fermetures d’usine annoncées en un an, LE MONDE | 05.02.2013

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

5 comments

  1. Pingback: VIVA O TERCEIRO ANIVERSÁRIO! – OS MAIS LIDOS. | A Viagem dos Argonautas

  2. Pingback: VIVA O TERCEIRO ANIVERSÁRIO – OS MAIS LIDOS E E ONDE FOMOS MAIS LIDOS | A Viagem dos Argonautas

  3. Pingback: OS NOSSOS CAMPEÕES – A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS | A Viagem dos Argonautas

  4. Pingback: OS NOSSOS CAMPEÕES: LISTA ACTUALIZADA – 1 | A Viagem dos Argonautas

  5. Pingback: OS NOSSOS CAMPEÕES | A Viagem dos Argonautas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: