NA GRÉCIA O RENDIMENTO DISPONÍVEL REDUZ-SE A UM RITMO QUE É O DOBRO DA REDUÇÃO DO PIB – por ILIAS BELLOS

mapagrecia6

Selecção, tradução e montagem por Júlio Marques Mota

Bellos - I

Na Grécia o rendimento disponível reduz-se a um ritmo que é o dobro da redução do PIB

ILIAS BELLOS, Disposable income shrinks twice as fast as GDP

Ekathimerini.com, 22 de Novembro de 2015

Apesar do grande declínio no rendimento disponível, a Grécia permanece entre os países mais caros na Europa, em dezenas de produtos e serviços.

Por exemplo, um quilo de farinha custa 1,03 euros em Espanha, enquanto na Grécia custa 1,25 euros. Um iPhone 6s, com uma capacidade de 16 GB custa 789 euros na Grécia contra 739 euros na Alemanha, em Portugal e na Áustria, 749 euros e 770 euros em França, em Itália, respectivamente, e todos estes países são de rendimento per capita  consideravelmente mais elevado do que a Grécia.

Enquanto que os preços começaram marginalmente a declinar neste país desde 2013, o rendimento disponível começou a reduzir-se a partir de 2008 e a uma taxa média de 6,7 por cento por cada ano, segundo os números publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE): o rendimento disponível é actualmente na Grécia de 17.448 euros por agregado familiar, muito abaixo da média dos Estados-membros da OCDE, que é de 24.339 euros por ano.

Isso significa que em termos de classificação dentro do grupo dos países da OCDE a Grécia ocupa apenas o 27º lugar entre os 36 estados-membros da OCDE em termos de rendimento disponível das pessoas, muito abaixo dos seus parceiros do Sul europeu, tais como Portugal, Espanha e Itália. Na prática, o rendimento disponível na Grécia apresenta-se como tendo sido reduzido nos últimos sete anos a uma taxa quase duas vezes maior que a taxa de contracção da actividade económica do país.

Nota do Tradutor

Ilustrações para este texto retiradas do documento da OCDE que serviu de base ao trabalho de ILIAS BELLOS:

Bellos - II

Bellos - III

Comentários, para quê?

Júlio Marques Mota

________

ILIAS BELLOS, publicado por  Zero Hedge: Disposable income shrinks twice as fast as GDP. Texto disponível em:

http://www.ekathimerini.com/203677/article/ekathimerini/business/disposable-income-shrinks-twice-as-fast-as-gdp

Leave a Reply