UMA CARTA DO PORTO – POR José Fernando Magalhães (121)

carta-do-porto

CAMÉLIAS, AS FLORES DO NOSSO INVERNO

Já aqui disse algumas vezes da minha paixão pelas camélias, tendo já, em 5 de Março do ano passado, escrito sobre elas (recomendo a leitura, aqui).

SONY DSC
As Japoneiras dão flores, na sua maioria sem cheiro, mas de uma perfeição inigualável, que exigem pouca manutenção, apesar da sua sofisticação. São das flores mais requintadas que conheço e são as flores da minha cidade.
Anualmente, e durante uma semana, a cidade do Porto mostra-se aos nossos visitantes como a “Cidade das Camélias”.
Nesta iniciativa da Câmara Municipal do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias (e também com a XXI Exposição de Camélias do Porto, nos próximos dias 5 e 6, na Casa de Serralves), o Porto dá a conhecer os seus jardins mais emblemáticos onde se podem descobrir inúmeras variedades de camélias reconhecidas internacionalmente. Tal como em 2015, a iniciativa alargará o seu âmbito à cidade, prolongando-se por toda a semana, até 12 de Março, com mais de 40 actividades abertas à população, entre visitas guiadas, oficinas, concertos de música, palestras, exposições, conferências, degustações e muita animação de rua.

FOTO iNTERNET
FOTO iNTERNET
FOTO iNTERNET
FOTO iNTERNET
FOTO iNTERNET
FOTO iNTERNET

Com a chegada do Inverno, as Japoneiras começam a abrir os seus botões. São as flores originárias da China e introduzidas no Japão a partir do século VI, e que vieram para a Europa através dos navegadores portugueses no século XVI, havendo hoje em dia, dezenas de milhares de variedades.
Podemos encontrar Camélias em quase todos os jardins e espaços verdes da cidade, em espaços públicos, nos cemitérios e nos jardins das casas de habitação. Mas mais se poderia fazer pela nossa terra, plantando uma japoneira em cada canto escondido, em cada recanto menos belo, em cada beiral, e em cada quintal ou jardim particular, porque, por tudo o que nos dá, em beleza e simplicidade, a camélia é uma flor que merece ser amada por todos e cada um de nós. É conhecida como a “Flor da Felicidade”.
Durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março é empolgante vermos as Camélias florirem em grande quantidade, mas também há as que florescem a partir do Outubro e Novembro, trazendo-nos a alegria um pouco mais cedo.

SONY DSC

 

 

 

 

SEXTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO, ÁS 18H30, NO FORTE DE SÃO JOÃO BAPTISTA DA FOZ DO DOURO

SESSÃO DE POESIA COM A PRESENÇA DE

Arnaldo Silva, Alexandre Correia de Oliveira, Carlota Castro, Catarina Rio, Luísa Figueiredo, Mariana Azevedo,Tomás Seruca e José Magalhães (que vos convida e agradece a visita)

Entrada livre

poesia no castelo - 26-2-2015

 

 

 

 

 

Região Norte ao lado de Rui Moreira na luta contra estratégia da TAP

http://www.porto.pt/noticias/regiao-norte-ao-lado-de-rui-moreira-na-luta-contra-estrategia-da-tap

 

 

1 Comment

Leave a Reply