De uma crise a outra, dos anos de Miterrand aos anos de Hollande, da tragédia de outrora à farsa de agora. 2ª Parte: Os tempos de Lionel Jospin, tempos de vazio. Texto 2.1 – As Presidenciais de França em 2002

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

2ª Parte: Os tempos de Lionel Jospin, tempos de vazio

Texto 2.1 – As Presidenciais de França em 2002

A eleição presidencial francesa de 2002 por sufrágio universal e por voto uninominal maioritário em duas voltas é, pela primeira vez na história, para um mandato de cinco anos.  É a oitava eleição presidencial da Vª República e a sétima por sufrágio universal direto. O escrutínio será a 21 de abril e a 5 de maio de 2002.

Esta eleição ocorre após cinco anos de coabitação entre o Primeiro-ministro socialista, Lionel Jospin, e o presidente da República, vindo do RPR, Jacques Chirac. Ambos foram dados como favoritos ao longo de toda a campanha, mas sofrem da sua grande proximidade programática, nomeadamente sobre os temas europeus. Lionel Jospin afirma que o seu programa é “moderno, mas não socialista”, o que ainda baralha mais as linhas. Jacques Chirac centra a sua campanha sobre a sua crítica sobre o regime fiscal e a insegurança.

[No dia 21 de fevereiro diz Jospin: “Eu sou um socialista de inspiração, mas o projeto que proponho ao país não é um projeto socialista. É uma síntese do que é necessário hoje. Ou seja, é a modernidade: é necessário estarmos de acordo com os tempos. Se nós nos fecharmos, se nós não evoluirmos, se não formos confrontados com os desafios da globalização, acho que seremos ultrapassados, vencidos. Mas ao mesmo tempo, essa modernidade deve ser partilhada]

Le « troisième homme » est un temps le souverainiste Jean-Pierre Chevènement2, avant que la fin de campagne n’avantage le président du Front national, Jean-Marie Le Pen, qui présente un programme nationaliste en seize points3.

O “terceiro homem” representa um momento soberanista, Jean-Pierre Chevènement, antes que no final da temporada venha a beneficiar o presidente da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, que se apresenta com um programa nacionalista em dezasseis pontos.

Para surpresa geral, a primeira volta, colocou à cabeça Jacques Chirac (19,88%), seguido de Jean-Marie Le Pen (16,86%). Lionel Jospin ficou em terceiro lugar com 16,18% dos votos. Este resultado é explicado em parte pela divisão da esquerda plural e pelos bons resultados obtidos pela extrema esquerda. Esta é a segunda vez que um candidato de esquerda não vai à segunda volta sob a Quinta República e a primeira vez que um candidato de extrema-direita vai à segunda volta. Finalmente, e pela primeira vez sob a Quinta República, nenhum candidato passa o limiar de 20% na primeira volta.

Na segunda volta, Jacques Chirac vence com 82,21% dos sufrágios, graças ao apoio massivo da esquerda, que aplica o conceito de frente republicana contra o candidato da Frente Nacional. A quase totalidade dos candidatos eliminados na primeira volta, a sociedade civil e os meios de comunicação tinham apelado ao voto em Jacques Chirac, explicitamente ou não.

Esta eleição marca de forma duradoura a vida política francesa. Na noite da sua derrota [na 1ª volta], Lionel Jospin anuncia a sua retirada da vida política, e apresenta a demissão do seu governo. Após a sua reeleição, Jacques Chirac nomeia um governo cujos ministros provêm dos partidos que formaram a UMP. Esta eleição favoreceu posteriormente o conceito de voto útil, enquanto que a expressão «21 de abril» se impôs como referência dos resultados da primeira volta.

 

Wikipedia. Élection présidentielle française de 2002. Texto disponível em : https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89lection_pr%C3%A9sidentielle_fran%C3%A7aise_de_2002

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: