UMA CARTA DO PORTO – Por José Magalhães (249)

SÃO PEDRO DE RATES (de novo)

Como disse na crónica nº 218, de 25 de Janeiro p.p.,

“De vez em quando acontece, saímos do Porto!”

E assim foi, mais uma vez, regressando a Rates.

 

 

 

Respondendo ao desafio do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Paulo João Lopes da Silva, e do Dr. Paulo Sá Machado, desta feita tendo como interesse principal a Exposição “GUERRA DO ULTRAMAR … TAMBÉM PASSOU POR SÃO PEDRO DE RATES”, que esteve exposta até ao último dia do mês de Agosto no Núcleo Museológico, lá fomos, o Dr. José Valle de Figueiredo e eu.

A exposição, pequena mas muito interessante, mostrava fotografias, livros e jornais, que documentavam não só a Guerra do Ultramar, mas também a sua relação com a Freguesia de Rates. Um poema, escrito na Guiné pelo Dr. José Valle de Figueiredo, tem destaque no folheto de apresentação da Exposição.

A Póvoa de Varzim – onde nos dias de hoje, e até Junho de 2019, há ruas, praças e jardins que são autênticas Galerias de Arte Contemporânea * num roteiro que nos leva a conhecer a cidade através da Arte – e, particularmente São Pedro de Rates, encontraram pessoas que para além das suas evidentes capacidades intelectuais, têm amor à arte e à história e trabalham afincadamente para a sua divulgação.

Nesta Freguesia, está a ultimar-se a preparação do V Colóquio Internacional sobre os Caminhos de Santiago (16 e 17 de Novembro), comissariado pelo Dr. Paulo Sá Machado.

Junto algumas fotografias da Exposição.

 

 

 

Não posso deixar de referir o excelente almoço que tivemos. A Póvoa de Varzim, terra de muito e bom comer, tem no seu seio excepcionais restaurantes. Calhou-nos a sorte de entrarmos no Estrela do Mar, um entre outros igualmente de superior gabarito, onde, a par da simpatia do Sr. Manuel Ribeiro e da sua equipa, nos foram servidas umas excelentes cabeças de pescada e umas pescadas à poveira de, ainda hoje, nos fazerem crescer água na boca.

Sem dúvida a repetir a visita para provarmos outras especialidades da gastronomia poveira.

Presentes neste almoço estiveram o Sr. Paulo João Lopes da Silva, o Prof. Levi Guerra, o Dr. Paulo Sá Machado,  o Dr. José Valle de Figueiredo, a Dra. Margarida Negrais e este vosso escriba. Durante o repasto, houve oportunidade para se trocarem várias impressões sobre o Património Cultural de Rates e sobre algumas iniciativas a ele ligadas.

.

* – Por mais de uma vez, em crónicas, propus que se fizesse no Porto uma mostra/concurso de escultura contemporânea, no Parque da Cidade ou no Parque Oriental, lamentavelmente sem qualquer sucesso.

.

.

.

À ATENÇÃO DOS NOSSOS FOTÓGRAFOS

Concursodefotografíade SOTERMUN

 

“Trabajo decente para una vida digna”

La reivindicación del trabajo decente continúa. El concepto de trabajo decente está acuñado por la OIT y tiene cuatro pilares, creación de empleo, protección social, derechos en el trabajo y diálogo social.

SOTERMUN lanza el 7º Concurso de fotografía, que versará con la propuesta, “Trabajo decente para una vida digna”. 

Las bases del concurso existen en español, inglés y francés. Tod@s podemos participar.

Las fotografías se deben presentar en formato jpg, con un tamaño de 30 cm. el lado mayor de la foto y en 300 ppp de resolución. Los trabajos no pueden haber sido presentados previamente en revistas, periódicos, libros, impresos o publicaciones online. Tampoco puede haber sido objeto de otro premio fotográfico. Cada concursante como máximo puede enviar tres fotografías. Deberán hacerlo a la dirección de correo: sotermun@sotermun.es.La fecha de admisión de las fotografías es hasta el 15 de septiembre del 2018. El premio se fallará por el jurado el día 28 de septiembre del 2018, procediéndose a su entrega en el acto público a celebrar en los primeros días de octubre de 2018, cercano a la Jornada Mundial por el Trabajo Decente promovida por la Confederación Sindical Internacional, organizado por la Unión Sindical Obrera (USO).

 

https://www.facebook.com/SOTERMUN/photos/a.449976821780960.1073741828.449960095115966/1418182684960364/?type=3&theater

 

7 TH  FOTO CONCURSO DE SOTERMUN                          

‘Trabajo decente para una vida decente’       

SOTERMUN, la ONG USO, lanzó la sexta convocatoria del concurso fotográfico “Trabajo decente para una vida decente” , con el que esperamos una gran participación como en ediciones anteriores.

 

VII CONCURSO FOTOGRÁFICO  

‘ Trabajo decente para una vida digna’ 

Sotermun, la ONG USO, puso en marcha la sexta convocatoria del concurso de fotografía “Trabajo decente para una vida decente”, con la que se espera una gran participación, como en ediciones anteriores.

Únete a ellos!

Tienes hasta el 15 de septiembre para enviar tus fotos a  sotermun@sotermun.es

.

.

.

E EM TONDELA …

.

.

E DEPOIS, NA CANTAREIRA

 

.

.

.

 

 

 

About José Fernando Magalhães

Escrevo e fotografo pelo imenso prazer que daí tiro

One comment

  1. Pingback: UMA CARTA DO PORTO – Por José Magalhães (249) | joanvergall

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: