TOMÉ DE SOUSA – SÃO PEDRO DE RATES
Tomé de Sousa (1503-1579) foi um militar e político português.
Primeiro Governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553, e Fidalgo da Casa Real, Tomé de Sousa nasceu em São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim.
Filho do prior de Rates, João de Sousa e de Mércia Rodrigues de Faria, era neto do fidalgo Pedro de Sousa de Seabra, de Esposende. Em 1538 casa-se com Dona Maria da Costa e falece em Lisboa, no dia 28 de Janeiro de 1579, tendo sido enterrado no Mosteiro de Santo António de Castanheira.
O Primeiro Congresso Internacional Tomé de Sousa, realizou-se nos passados dias 5 e 6 de Julho na sua terra natal, e contou com a presença do Dr. Gelson Fonseca Júnior, Consul Geral do Brasil no Porto, estando já agendado para 29 de Março de 2020 o segundo Congresso, a realizar em São Salvador da Bahía, Brasil.
Neste Congresso, comissariado pelo Dr. Paulo Sá Machado e organizado pela Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, foram congressistas as Dras. Amélia Polónia e Conceição Meireles Pereira, da Universidade do Porto, o Dr. José Augusto Maia Marques, do Instituto Superior da Maia, o Dr. Flávio Avelino de Novaes, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahía, o Sr. Komlan Gnamatsi, consultor nas áreas da diplomacia económica, da República do Togo, o Sr. Sanvee Francisco Byll, familiar de Tomé de Sousa, do Togolo-Francês, o Dr. Jorge Guerra Duarte, da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, o Dr. José Valle de Figueiredo, poeta e ensaísta, o Dr. Manuel Albino Penteado Neiva, licenciado em História pela U.P., a Dra. Maria Hilda Baquero Paraíso, da Universidade Federal da Bahía, cuja comunicação foi lida pelo Dr. Flávio Novaes dada a impossibilidade da sua presença, e o Dr. Paulo Sá Machado, Comissário Geral do Congresso Internacional Tomé de Sousa.
Ao mesmo tempo esteve patente no Núcleo Museológico de S. Pedro de Rates, uma Exposição Bibliográfica e Iconográfica, dedicada a Tomé de Sousa.
Esta exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 31.
Algumas imagens das sessões:
Dr. Mário Fleming, Dr. Penteado Neiva, Sr. Komlan Gnamatsi, Sr. Sanvee Francisco Byll
Pd. Manuel Sá Ribeiro, Sr. Paulo João Lopes da Silva, Dr. António Ponte, Dr. Luís Diamantino
Dr. Luís Diamantino, Dr. Gelson Fonseca Júnior
Dra. Amélia Polónia, Dra. Conceição Meireles Pereira
Dr. Jorge Guerra Duarte, Dr. Paulo Sá Machado
Dr. Manuel Albino Penteado Neiva
Dr. Flávio Avelino de Novaes, Dr. Paulo Sá Machado
Dr. Paulo João Lopes da Silva, Dr. Paulo Sá Machado


Caro J.F. Magalhães
Foi com grato prazer que estive consigo neste Congresso onde se procurou dar a conhecer Tomé de Sousa. Agradeço a referência que faz da minha pessoa.
Abraço
Penteado Neiva
Caro amigo.
Obrigado por ter registado para o futuro as fotografias de um interessante congresso e de um bom convivio em torno da figura Tomé de Sousa.
Um grande abraço amigo
Mário Fleming
Fantástico! Não sabia que era filho de padre!