Desafios para a política monetária: em torno do Simpósio de Jackson Hole, em torno de grandes temas que afligem o mundo, hoje. Uma pequena série de textos
Introdução
Por Júlio Marques Mota
em 20 de setembro de 2019
Realizou-se em 22-24 de Agosto a conferência de Jackson Hole organizada pela Reserva Federal de Kansas City, este ano sob o tema “Desafios para a política monetária” (ver aqui), que contou com a presença dos principais governadores de Bancos Centrais do mundo, entre os quais o Presidente do FED, Jerome H. Powell, o Governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, o governador do banco da Austrália, Philip Lowe, e outros.
Para termos ideia dos ventos que por Jackson Hole sopraram, basta dizer que no dia da intervenção do Presidente do FED, o Presidente Trump escrevia no Tweeter:
Não nos vamos alongar sobre este acontecimento. Sobre ele, compilámos alguns textos que consideramos de referência sobre o que se passou e se disse em Jackson Hole. Trata-se de textos de natureza técnica que poderão ser, por vezes, de alguma dificuldade mesmo para iniciados nas matérias ali tratadas, quanto mais para aqueles que estão longe das questões técnicas subjacentes a cada uma das exposições.
A quem se interessar pelo tema sugiro a ordem de leitura a seguir proposta:
- Mohamed A. El-Erian, antigo conselheiro de Barack Obama, O difícil equilíbrio de Powell em Jackson Hole – O discurso do presidente da Reserva Federal, na sexta-feira, é uma oportunidade de redefinir as expectativas em grandes ou pequenas formas.
- Brendan Greeley, Financial Times, Banqueiros centrais repensam tudo em Jackson Hole- Os políticos debatem uma mudança de regime em condições económicas globais nas quais pouco é certo.
- Nick Beams, Wall Street Journal, O governador do Banco de Inglaterra diz na conferência de Jackson Hole: O sistema financeiro existente não se irá manter.
- CNBC, Jeff Cox, Powell diz que não há “regras” para a guerra comercial.
- Philip Lowe, Governador do Banco da Austrália, Notas no Symposium em Jackson Hole.
- Jerome H. Powell, Política monetária numa economia em mudança.
- Mark Carney, Governador do Banco de Inglaterra, Os desafios crescentes para a política monetária no atual contexto do Sistema Monetário e Financeiro Internacional.
- Tyler Durden, Zero Hedge, “As coisas nunca mais serão as mesmas”: Aqui estão 20 perguntas, agora que os bancos centrais admitem a derrota.
Refira-se que o texto de Mark Carney apesar das dificuldades de leitura que possa apresentar, deve ser considerado de leitura obrigatória. A garantir-lhe uma edição de tipo para pessoas das Universidades, alunos de mestrado e doutoramento, o que torna um pouco mais pesado, mantemos as suas notas em pé de página e os gráficos dentro do próprio texto e não em anexo como faz o autor. O leitor ligado a estes temas passa a dispor de imediato de uma bibliografia riquíssima
Ao longo da leitura sugiro que ouçam algumas músicas que direta ou indiretamente podem estar ligadas aos temas tratados ou à perspetiva que se fica com eles e para além deles.
Assim sugiro:
1. Simon and Gurfunkel : Time it was, em https://www.youtube.com/watch?v=sovVYInjHjw
Time it was
And what a time it was, it was
A time of innocence
A time of confidences
Long ago it must be
I have a photograph
Preserve your memories
They’re all that’s left you.
2. Simon and Garfunkel, Bridge Over Troubled Water disponível em https://www.youtube.com/watch?v=H_a46WJ1viA
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
3. Talking Heads, Road to Nowhere , disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LQiOA7euaYA&list=PL4_Fedo_oysSS2VVJRY9o9mj4mHB3EDDc&index=5
We’re on a road to nowhere
Come on inside
Takin’ that ride to nowhere
We’ll take that ride
4. Eagles, Hotel California, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EqPtz5qN7HM
Last thing I remember
I was running for the door
I had to find the passage back to the place I was before
“Relax,” said the night man
“We are programmed to receive
You can check-out any time you like
But you can never leave!”