PREPARE-SE, PORQUE ESTÁ AQUI O QUE PODE ACONTECER SE A GRÉCIA SAI DO EURO, por Simone Foxman

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Simone Foxman, Business Insider

(CONCLUSÃO)

Parte III

Resgatar o sistema bancário europeu envolverá provavelmente que se venha a gastar mais dinheiro na Grécia.

New York TImes Syndicate

De um recente texto do economista Nouriel  Roubini lê-se :

As perdas que os bancos da zona euro sofreriam  seriam geríveis se os bancos fossem  correcta e ostensivamente  recapitalizados. Para evitar  uma implosão na pós-saída  do sistema bancário grego, no entanto, pode  exigir-se  medidas temporárias, como feriados bancários  e controles de capital, para evitar uma corrida desordenada aos  depósitos. Através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira ou do Mecanismo Europeu de Estabilidade (FEEF/MEE)  deve ser feita a necessária recapitalização dos bancos gregos através de injecções directas de capital. Os contribuintes europeus devem efectivamente tomar posição  sobre o sistema bancário grego, mas isso seria uma compensação parcial para as perdas impostas aos credores pela dracmatização,  drachmatization, levada a cabo.

Outros analistas são cépticos relativamente à hipótese de que os dirigentes da União Europeia  tomarão as medidas necessárias para impedir que os efeitos da crise afectem a restante Europa.

A saída da Grécia   significaria  exactamente  mostrar que “os países credores da zona euro sem dúvida que vêem  o custo do apoio incondicional e/ou ilimitado ou aberto a países que do ponto de vista orçamental e financeiro estão vulneráveis como  sendo um preço incalculável e inadmissível a pagar para ter no seu seio  um país membro  que não está em conformidade com o conjunto dos países da zona euro “,  escreveu Buiter no ano passado.

Embora o BCE tenha  o poder de tomar alguma acção, as medidas sobre a enorme  liquidez a que se  comprometeu  no início deste ano só provam que a lançar   dinheiro para os problemas da zona euro não se vai longe.

O euro também se desvalorizaria a curto prazo, embora muito menos do que o novo dracma.

 Markusram on flickr

Uma saída da Grécia da zona euro levaria imediatamente a que aumentassem os temores dos investidores de que poderia haver mais países a poderem abandonar a  zona do euro. E isto, tendo em conta as consequências inflacionistas prováveis da acção do BCE,  levaria possivelmente no curto prazo à desvalorização do euro contra as outras moedas importantes.

“O aumento da  aversão ao risco (incluindo, pelo menos temporariamente e logo a seguir à saída da Grécia,  um medo ainda maior de no futuro haver uma ruptura da zona euro) e alguma fuga dos capitais para zonas mais seguras que a zona euro  bem como prováveis medidas adicionais de atenuação pelo BCE no quadro de um cenário de saída da Grécia  implica que o euro provavelmente cairia em relação ao dólar e em relação a outras moedas de porto seguro, como o Franco suíço ou o iene ou mesmo a libra Sterling, “escreveu Buiter do Citi.

Um outro incumprimento grego poderia resultar em longas batalhas legais com os credores estrangeiros

daneimp via YouTube

A incapacidade da Grécia para pagar as suas dívidas pode resultar em dez anos de batalhas judiciais, especialmente se esta  decide pagar a alguns credores e a outros não.

Os chamados “vulture funds”, empresas que se especializam em especular sobre a dívida soberana conturbada e que levantam processos jurídicos  quando não são pagos,  provavelmente irão instigar batalhas legais para se certificarem de  que a Grécia honra os seus  compromissos. Dart Funds, uma delas que  recentemente recebeu aproximadamente €390 milhões na data de  vencimento da dívida grega que compraram barata (95 milhões), ainda anda envolvido numa batalha jurídica com a Argentina depois do país entrar em incumprimento em 2002, segundo o New York Times.

Mas um país poderia estar  no caminho de uma resposta adequada à  crise…

Simone Foxman,  GET READY: This Is What Happens If Greece Exits The Euro, Business Insider, 17 de Maio de 2012, disponível em :

http://www.businessinsider.com/this-is-what-happens-if-greece-exits-the-euro-2012-5?op=1

Leave a Reply