A GOVERNANÇA ECONÓMICA EUROPEIA E AS SUAS ANÁLISES TENDENCIOSAS E ERRADAS – por RONALD JANSSEN – IV

Falareconomia1

Selecção, tradução, introdução e notas por Júlio Marques Mota

europe_pol_1993

A Governança Económica Europeia  e as suas análises tendenciosas e erradas

Ronald Janssen, European Economic Governance And Flawed Analysis – Getting Stupid Capital Flows Off The Hook

Social Europe, 16 de Março de 2015

(CONTINUAÇÃO de
VER EM HTTP://aviagemdosargonautas.net/2015/03/26/A-GOVERNANCA-ECONOMICA-EUROPEIA-E-AS-SUAS-ANALISES-TENDENCIOSAS-E-ERRADAS-POR-RONALD-JANSSEN-I/)

Gráficos Duvidosos

Para salvaguardar o seu ponto de vista , a nota analítica apresenta um par de gráficos que se destinam a provar que os mercados de trabalho nos membros da zona Euro  em “défice” são “rígidos”  e que é esta rigidez a principal causa na origem da crise e dos níveis dramáticos de  desemprego. Veja-se  o primeiro gráfico que aparece na nota analítica, em que se mostra  uma forte correlação entre o nível de trabalho e a regulamentação nos mercados dos bens e serviços produzidos  em 2008 e a mudança na taxa de desemprego de 2009 a 2013 numa  amostra de 14 Países- membros da zona Euro.

governaça - IX

A mensagem do gráfico – que  as rigidezes no mercado de trabalho e de produção   arrastam com elas um preço elevado  em termos do desemprego – parece ser bem clara.

E será mesmo? Sem dúvida,  um olhar mais atento revela que há uma razão pela qual o documento em análise utiliza um indicador que combina ambos, o nível de rigidez do mercado  de trabalho  com  o nível de rigidez do mercado de produção de bens e serviços. Ao olharmos com atenção para a  relação específica entre rigidezes do mercado de trabalho  e mudanças no desemprego, nós obtemos uma imagem totalmente diferente. (Nós utilizamos aqui o mesmo  grupo  de países).

governaça - X

O relacionamento forte entre as rigidezes do mercado e a evolução do  desemprego que poderia ser observado no primeiro gráfico desaparece  agora e essa referida  relação é  substituída por uma correlação que dificilmente é  visível. Além disso, há muita dispersão de valores em torno da linha de tendência. Em particular, e isto deve ser parte de um enigma para a tese defendida na nota técnica pelos 4 “Presidentes” há o facto de que a Alemanha funcionou a fazer descer o desemprego enquanto  a Espanha viu o desemprego subir e tudo isto apesar do facto de que a protecção do trabalho está a nível similar em ambos os países. Se a protecção rígida do trabalho é tão prejudicial para o desemprego, então  porque  é  que  o desemprego em Alemanha desceu tão substancialmente?

(continua)

________

Ver o original em:

http://www.socialeurope.eu/2015/03/european-economic-governance-and-flawed-analysis/

________

Para ler a parte III deste trabalho de Ronald Janssen (introdução de Júlio Marques Mota), publicada anteontem, 26 de Março, em A Viagem dos Argonautas, vá a:

A GOVERNANÇA ECONÓMICA EUROPEIA E AS SUAS ANÁLISES TENDENCIOSAS E ERRADAS – por RONALD JANSSEN – III

Leave a Reply