Autópsia de uma morte já anunciada, a do PSF. VI – O Deus da Economia Hermès Le Maire um filho favorito de Júpiter

François Mitterrand: “A luta de  classes não é para mim um objetivo. Procuro que esta deixe de existir!”

Lionel Jospin:  “Eu sou um socialista de inspiração, mas o projeto que proponho ao país  não é um projeto socialista. É uma síntese do que é necessário hoje. Ou seja, é  a modernidade. ”

François Hollande   “Vivi cinco anos de poder relativamente absoluto. (…)  Eu naturalmente impus ao meu campo que, sem nenhuma sombra de dúvida, só iria aprovar as políticas que eu consideraria serem justas.” 


Autópsia de uma morte já anunciada, a do PSF

A farsa acabou. O povo francês, Macron escolheu. Um outro ciclo de tragédia e de  farsa já começou.

O Deus da Economia Hermès Le Maire um filho favorito de Júpiter – Texto VI

(Benoît Rayski, in Revista Causeur, 17 de Julho de 2017)

macronx

Emmanuel Macron e Bruno Le Maire em  Saint-Nazaire, mai 2017

O Ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, teceu em Nova York alguns comentários que foram injustamente ridicularizados. Diante de uma plateia de banqueiros, economistas e investidores, ele disse: “Macron é Júpiter, e eu sou Hermes, o seu mensageiro.” Os ímpios ficaram tão surpreendidos pelo facto de que um antigo aluno da Normale, em letras, tenha confundido a mitologia grega e romana.

Na verdade, Hermes é o mensageiro de Zeus. Dê-se, portanto, a Júpiter o que é de Júpiter: o seu mensageiro é Mercúrio! Mesmo quando se procura uma má querela com Bruno Le Maire. Os comentadores amargurados teriam feito melhor se pensassem bem no parentesco chique do ministro, Le Maire.

Hermes é o filho de Zeus (batizado de Júpiter por Bruno Le Maire). O Presidente da República fê-lo então com uma certa, e muito seguramente, encantadora, Maia Maiestas, a deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, e da primavera.  Hermes (Bruno le Maire)  é muito talentoso. Foi ele que inventou o fogo. Também é muito sedutor : a bela Afrodite caiu-lhe nos braços e eles geraram Hermafrodita, uma criatura singular e que se tornou muito na moda nos dias de hoje. Chamam-se bastante categoricamente transgéneros..

Um deus que sabe falar aos homens … que têm dinheiro

De todos os seus filhos, Hermes é um dos favoritos de Júpiter. E filhos, este tem de sobra! Porque Jupiter regularmente desce do seu Olimpo para saltar sobre qualquer coisa que se mova, que funcione. A sua esposa Juno, que também é sua irmã – era realmente o bordel na morada dos deuses! – não o respeitava em  nada. Ela sabe que ele é assim, o seu Júpiter …

É por isso que ela não vacilou quando Júpiter honrou este bastardo que é  Hermes (Mercúrio), fazendo dele o  seu mensageiro e  o seu  Ministro da Economia e das  Finanças. A pobre  Brigitte (oh, desculpem!)  já tem visto  outros. . Mas agora temos de voltar para a Terra. Embora na terra haja menos divertimentos do que no Olimpo.

Benoît Hamon, entusiasmado, e quem tem agressividade para dar e vender, a falar para os seus simpatizantes eufóricos, vestiu  o infeliz  Bruno Le Maire  para o inverno. “Hermes é também o Deus dos mercadores e dos ladrões,” recordou oportunamente. Nós, temos ainda melhor. Tendo em conta o que ele disse em  Wall Street, Hermes é também o Deus dos bajuladores!


 O sétimo texto desta série será publicado, amanhã, 31/08/2017, 22h


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: