Sobre o que foi o ano de 2018, sobre os perigos que nos ameaçam em 2019 – uma pequena série de textos. 11. Isto vai ser bem pior do que poderemos pensar

O início de um novo ano é suposto ser só esperança, não é assim?  E eu certamente gostaria de dizer a  todos os que me lêem que 2019 será o melhor ano da América de todos os tempos e que todo mundo vai receber uma porção dupla de bênção, prosperidade e felicidade, mas isso simplesmente não seria verdade. 

2019: Isto vai ser bem pior do que poderemos pensar

(Michael Snyder, Janeiro de 2019)

 

20191

O início de um novo ano é suposto ser só esperança, não é assim?  E eu certamente gostaria de dizer a  todos os que me lêem que 2019 será o melhor ano da América de todos os tempos e que todo mundo vai receber uma porção dupla de bênção, prosperidade e felicidade, mas isso simplesmente não seria verdade.

Infelizmente, a verdade é que os elementos para uma “tempestade perfeita” estão rapidamente a juntar-se  e 2019 vai ser um ano extremamente desafiador.  É claro que 2018 também não foi exatamente um ano maravilhoso.  Eu realmente gosto da forma como Dave Barry escreveu sobre esta questão no seu  mais recente artigo….

Podemos resumir 2018 em duas palavras: Será  lixado .

Não temos 100% de certeza do que é “será lixado”, apesar de essa mesma questão ter sido discutida numa audiência do Comité Judicial  do Senado dos Estados Unidos. Tudo o que sabemos com certeza sobre o que pode significar “muito lixado” é que  é coisa desagradável e estúpida. Como em  2018.

Mas sendo verdade que o ano de 2018 foi muito mau , o ano que acaba de começar ameaça ultrapassá-lo em muito.

Comecemos por falar de política.  De acordo com Axios, Donald Trump é atualmente objeto de 17 investigações diferentes. Sim, está a ler corretamente. Nós nunca vimos nada como isso na história americana.  Mesmo durante a era Nixon houve alguma medida de contenção, mas neste momento está-se a tentar chegar a todo e qualquer ângulo a partir do qual se possam provavelmente livrar de Donald Trump.

E a esquerda realmente acredita que este é o ano que eles vão se livrar dele.  Na verdade, o Hill acaba de publicar um artigo contendo 30 previsões para 2019, e estas foram as três primeiras ….

A presidência de Donald J. Trump não sobreviverá a 2019;

A trajetória descendente de cada um aspeto do  seu mandato indica que estamos a caminhar  para uma espetacular explosão no plano político – e muito em breve;

O seu comportamento cada vez mais errático e irado, o seu auto-imposto isolamento,  a  sua incapacidade e recusa em ouvir os conselheiros inteligentes que  contratou, tudo isso está a levá-lo  a um precipício;

Por agora,  vamos assumir que a esquerda é bem sucedida e que se livra de Trump.  Será que tudo voltará ao normal?

Não, o Mike Pence vai tornar-se presidente e vão começar a investigá-lo imediatamente.  E então, se um democrata vencer em 2020, os republicanos à procura de vingança investigarão sobre a vida  de quem entrar na Casa Branca.

Pessoalmente, não consigo entender porque é que  tantos democratas estão a fazer fila para concorrer à presidência.  Eles são absolutamente loucos?  Depois do que foi feito a Trump, à sua família, a Brett Kavanaugh e muitos outros, já nem conto,  porque é que alguém iria querer  submeter-se  a essa tortura pública sem fim?

Estamos a chegar rapidamente ao ponto em que a América será ingovernável.  Não importa quem esteja no poder, haverá raiva, conflito, discórdia e ressentimento.  Dezenas de milhões de americanos odiavam Barack Obama e não o consideravam o seu presidente, e agora dezenas de milhões de americanos odeiam Donald Trump e não o consideram  o seu presidente.  As nossas instituições políticas estão a desfazer-se   e a fé no sistema está num mínimo histórico.

Mas pelo menos as condições económicas têm sido relativamente estáveis, e isso tem feito muito para pacificar a maioria dos americanos nos últimos anos.

Infelizmente, as condições económicas estão de facto a começar  a desacelerar, e as grandes empresas  estão agora a começar  a anunciar despedimentos  em grande escala.  Assim como vimos durante a última recessão, eventualmente haverá milhões de americanos que perderão os seus empregos, e os incumprimentos sobre as hipotecas  voltarão a disparar dramaticamente.

E, tal como em 2008, a bolsa de valores está a começar a cair de forma significativa.

2018 foi o pior ano para o mercado de ações desde há  uma década, apenas acabámos de testemunhar o pior mês de dezembro para Wall Street desde a Grande Depressão, e neste ponto, aproximadamente 12 milhões de milhões de dólares de riqueza do mercado de ações global foi eliminado.

 E a notícia realmente má é que as coisas tendem a piorar ainda mais em 2019.

A história tem mostrado que condições económicas difíceis tornam os conflitos militares mais prováveis, e o mundo continua à beira da guerra.

No Médio Oriente, os tanques turcos têm-se alinhado ao longo da fronteira síria em antecipação a uma possível invasão, e as forças sírias têm-se reunido para se defenderem contra um potencial ataque.  Por outro lado, o Hezbollah e o Hamas parecem estar numa corrida para ver quem pode começar primeiro uma guerra com Israel.  Se a guerra eclodir, Israel pode encontrar-se a lutar simultaneamente contra ambos.

Quanto aos Estados Unidos, as nossas relações com a Rússia e a China estão a deteriorar-se rapidamente.  Os russos continuam a preparar-se para um futuro conflito militar com os Estados Unidos e o Pentágono está oficialmente assustado com os novos mísseis hipersónicos que os russos acabam de desenvolver.  Enquanto isso, a guerra comercial com a China continua a aumentar e um general chinês acaba de sugerir  que os militares chineses não deveriam ter medo de “afundar dois porta-aviões americanos”.

E não esqueçamos o Irão, a Coreia do Norte e o potencial para uma invasão russa da Ucrânia. Infelizmente, tenho a sensação de que haverá muito menos “paz na Terra” por esta altura no próximo ano.

Para além de tudo o mais, a crosta do nosso planeta parece estar a tornar-se cada vez mais instável e as condições climáticas estão a mudar a um ritmo muito rápido.  Dezenas de vulcões estão atualmente em erupção, e um especialista tem estado a alertar  que cerca de 100 outros podem estar à beira da erupção. Grandes terramotos têm sido devastadores ao longo do Anel de Fogo com crescente regularidade, e as grandes tempestades continuam a ficar cada vez maiores e mais intensas.

Nós poderíamos continuar se fosse necessário.  Eu nem sequer mencionei o potencial para uma pandemia global, o colapso iminente da União Europeia, a agitação civil, o terrorismo, a morte dos nossos oceanos ou a terrível seca na metade ocidental do país.

Sim, as pessoas precisam desesperadamente de esperança, mas dar-lhes falsas esperanças dizendo-lhes que tudo vai ser maravilhoso em 2019 não é  uma posição honesta.

O  nosso mundo está em turbulência, e vai piorar ainda mais em 2019.  Por isso, coloquem os cintos de segurança e preparem-se, porque vai ser uma viagem bem turbulenta.


Artigo original aqui

 O décimo segundo texto desta série será publicado, amanhã, 29/01/2019, 22h


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: