SOBRE AS REMUNERAÇÕES DE GOVERNADORES DE BANCOS CENTRAIS QUE NOS DESGOVERNAM – 2. REMUNERAÇÕES DE GOVERNADORES DE BANCOS CENTRAIS, ENTRE OS QUAIS OS GOVERNADORES EM FRANÇA E NA BÉLGICA

Adrian Pingstone – Taken by Adrian Pingstone in November 2004 and released to the public domain. – obrigado à wikipedia

 

Selecção, tradução e adaptação de Júlio Marques Mota

 

1. SOBRE O BANCO CENTRAL DA FRANÇA

 

Diz-nos o Banco de França:

A remuneração bruta total do Governador foi de 288.098 euros. O Código Monetário e Financeiro também declara que “as despesas de habitação do Governador são pagas pelo Banque de France”. O atual Governador não tem um apartamento da empresa, mas recebe um subsídio de habitação bruto de 5.712 euros por mês, que é tributável como todos os outros elementos de remuneração.

A remuneração do Governador francês é atualmente inferior à dos seus principais homólogos europeus.

O Tribunal de Contas examinou todas estas disposições no seu relatório de 2018 sobre o Banco de França, não fez quaisquer observações e acolheu favoravelmente “uma remuneração revista em baixa, tornada pública pela primeira vez”. O governador francês também é presidente da Autorité de contrôle prudentiel et de résolution (ACPR), o supervisor dos bancos e companhias de seguros, um papel que não é desempenhado por alguns dos seus pares.

*

Tal como os seus antecessores e os seus homólogos nos principais bancos centrais, o Governador do Banco de França detém outra direção no Banco de Pagamentos Internacionais. A remuneração tradicionalmente ligada ao mandato do diretor do Banco de Pagamentos Internacionais é  por este banco  fixada  para todos os seus diretores. A parte fixa deste subsídio é agora paga ao Banque de France. A parte correspondente à participação pessoal nos Conselhos do Banco e seus comités (EUR 47,1161) é a única remuneração externa recebida pelo Governador do Banque de France em 2018. É tributável.

Remunerações dos Presidentes ou Governadores do BCE, do Bundesbank, do Banca d’Italia, do Bank of England e do De Nederlandsche Bank.

BCE : Relatório Anual 2018 (versão francesa) (página 64) Montante da remuneração bruta do Presidente do BCE: 401.400 euros.

Bundesbank : Relatório Anual 2018 (versão inglesa ) (página 69) ” Para 2018, o Presidente do Bundesbank recebeu um salário tributável de  381.473,34 euros, uma  remuneração especial não tributável  de 76.693,78 euros e um subsídio para outras despesas  de 5.112,96 euros, num total de 463.280,08 euros “

Montante da remuneração total do Presidente do  Bundesbank : 463 280 euros.

Banco de Itália: As demonstrações financeiras do Banco de Itália – Apresentadas na Reunião Ordinária dos Participantes Roma, 29 de Março de 2018 (página 68)

“Montante da remuneração do Governador do Banco de Itália: 450.000 euros”

Banco de Inglaterra: Relatório anual – 1 de Março de 2017 – 28 de Fevereiro de 2018 (página 54) Durante o período de Março de 2017/ Fevereiro de 2018, a remuneração anual total do Governador do Banco de Inglaterra ascendeu a 881.574 libras esterlinas, com um salário de base de 480.000 libras esterlinas.

De Nederlandsche Bank: Relatório anual 2017 (página 220) Remuneração total do Governador do DNB EUR 423.288 euros.

__________

Ver texto disponível em:

remuneration_du_gouverneur_de_la_banque_de_france.pdf (banque-france.fr)

***

2. SOBRE O BANCO CENTRAL DA BÉLGICA

 

PIERRE WUNSCH JÁ NÃO É O BANQUEIRO CENTRAL MAIS BEM PAGO DA EUROPA, por WOUTER VERVENNE 

 

Pierre Wunsch, governador do banco Nacional da Bélgica . ©katrijn van giel

 

Pierre Wunsch n’est plus le banquier central le mieux payé d’Europe, por Wouter Vervenne

L’Echo, 2 de Dezembro de 2020

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

 

O novo salário anual do governador do Banco Nacional ascende a quase 455.000 euros, um decréscimo de 10%. Como resultado, Pierre Wunsch deixará de ser o banqueiro central mais bem pago da zona euro.

Pela segunda vez em seis anos, o governador e o vice-governador do Banco Nacional da Bélgica (NBB) concordaram em reduzir os seus salários. A remuneração do governador é reduzida em 10%, para 455.000 euros, e a do vice-governador em 5%. Esta informação foi revelada pelos nossos confrades do Standaard e confirmada pelo Banco Nacional. Em 2014, a remuneração dos então oito membros da direção já tinha sido reduzida em 12%.

Há várias razões para este corte salarial, diz o porta-voz Geert Sciot. “O Banco Nacional quer prosseguir uma política salarial socialmente responsável. Além disso, a diferença entre a remuneração do governador e a dos outros membros da direção é muito significativa”. Em 2019, a remuneração de Pierre Wunsch era de 506.606 euros, mais 45% do que a dos cinco diretores. “Esta alteração também faz parte de um exercício que trata da remuneração do pessoal”.

Iniciativa da direção

O porta-voz sublinhou que foi uma iniciativa da direção reduzir o salário do governador. “Esta redução salarial não foi imposta pelo mundo político nem pela Junta de Regentes”. Esse Conselho, que é comparável a um Conselho de Administração, aprovou esta medida.

Nos últimos anos, a remuneração do governador tem sido regularmente alvo de críticas. Jan Smets, antecessora de Pierre Wunsch, foi em 2016 o banqueiro central mais bem pago da zona euro, a acreditar num estudo comparativo realizado pela agência noticiosa Bloomberg. Em 2019, a remuneração de Pierre Wunsch era superior à dos seus homólogos dos países vizinhos e do presidente do Banco Central Europeu. No próximo ano, subirá para 455,00 euros e Pierre Wunsch deverá ser apanhado pelo seu homólogo alemão Jens Weidmann.

O salário bruto, no entanto, é apenas uma parte da remuneração. O porta-voz assinala que alguns governadores no estrangeiro gozam de outros benefícios, uma vez que podem deter outros mandatos pagos. Na Bélgica, o governador deve deduzir a remuneração que recebe por mandatos externos exercidos no âmbito das suas funções no Banco Nacional. A única exceção diz respeito à sua remuneração como diretor do Banco de Pagamentos  Internacionais. Além disso, o imposto sobre o rendimento pessoal é mais elevado na Bélgica do que em outros países.

Nos últimos anos, o comité de gestão do Banco Nacional foi submetido a um processo de emagrecimento. Desde 2017, o número de membros do comité foi reduzido de oito para seis em duas fases. O Banco Central Europeu, o Bundesbank alemão e o De Nederlandsche Bank nos Países Baixos têm seis diretores. A excepção é o Banque de France, que tem 13 diretores.

Funcionários do banco

Pierre Wunsch não só quer alterar o seu salário, mas também o do pessoal do banco. Ele quer reduzir os aumentos salariais automáticos. Esta mudança equivaleria a uma moderação salarial, especialmente para os funcionários mais antigos. Além disso, o governador quer aumentar a parte variável da remuneração.

Nos últimos anos, a NBB também tem sido criticada por ter demasiados funcionários. “O Banco Nacional tem mais tarefas do que outros bancos centrais”, diz Geert Sciot, referindo-se à supervisão bancária, que não está sob a autoridade do banco central em metade dos países da zona euro.

O Banco Nacional fechou recentemente a sua última sucursal regional e as suas instalações de impressão. Como resultado, ficou com pessoal operacional excedentário e lançou um programa de reforma antecipada para empregados com mais de 57 anos. No final de 2019, tinha 1.734 empregados.

Leave a Reply