UMA CARTA DO PORTO – Por José Magalhães (91)

carta-do-porto

 

OS VENTOS FRIOS E AS NUVENS BAIXAS

Nestes dias de Junho, que deveriam ser soalheiros mas que estão cheios de ventos frios e nuvens baixas e até de uns chuviscos desagradáveis (1), vem-me a vontade de ficar em casa, de escrever (bem, não preciso destes dias para que essa vontade me acompanhe), de rever fotografias e filmes, de conversar de nada e de tudo um pouco, e de meditar.
Quando medito, a criatividade, que sempre está a meu lado, assalta-me com uma violência desregrada.
Assim está a acontecer hoje, dia de Portugal, enquanto escrevo esta crónica.
As ideias bailam, as palavras saltam, as rimas acontecem, as histórias aparecem como que vindas do nada. Fico sem tempo para as abarcar a todas, para as memorizar ou para as passar a papel.
Vou interromper a escrita desta crónica.

Depois de dar largas às vontades que me assaltam, vou agasalhar-me, e vou passear, pelas bordas do rio e pela beira-mar. Por momentos a pé, noutros de carro, olhando a outra beleza que a luz difusa traz à minha terra.
Vou-vos deixar com imagens de uma das mais belas cidades do mundo. A cidade do meu coração. A cidade do Porto.
Para os devotos dos Santos Populares, em especial para os do Santo António, aqui vos deixo os desejos de muita alegria e de um dia muito bem passado.

 

(1) – De acordo com o último Boletim Climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o nosso País encontra-se numa situação de seca. Nas regiões mais críticas, as chuvas previstas para os próximos dias serão insuficientes para recuperar pastagens e permitir a sementeira de culturas de sequeiro para alimentar os gados a partir do outono.

Sendo a seca uma situação recorrente em Portugal, e cuja severidade tem vindo a aumentar, a região do Porto e do Litoral Norte, não é das mais atingidas.

 

SONY DSC
FONTAÍNHAS FEIRA DA VANDOMA PONTE LUIS I
RUA DE ENTRE-QUINTAS
RUA DE ENTRE-QUINTAS
RUA DO FERRAZ
RUA DO FERRAZ
RUA DE SANTA CATARINA
RUA DE SANTA CATARINA
PRAIA DO EDIFÍCIO TRANSPARENTE
PRAIA DO EDIFÍCIO TRANSPARENTE
RIO DOURO, EM NOITE DE SÃO JOÃO
RIO DOURO, EM NOITE DE SÃO JOÃO
ENTRADA DO PARQUE DA CIDADE
ENTRADA DO PARQUE DA CIDADE
PONTE SÃO JOÃO PONTE MARIA PIA PONTE D. HENRIQUE
PONTE SÃO JOÃO
PONTE MARIA PIA
PONTE D. HENRIQUE

 

E AS NOTÍCIAS OFICIAIS DA CIDADE

 

PORTO PONTO

Marca Porto. volta a fazer história na Europa

10-06-2015

O Museu Mudam, do Luxemburgo, fica hoje a conhecer a marca “Porto.”, através de uma conferência que o designer Eduardo Aires fará no âmbito de uma iniciativa da “Design Friends”. A marca “Porto.”, recentemente galardoada com dois dos mais importantes prémios do mundo do design (D&AD e ED Awards), em cerimónias que decorreram no final de maio em Londres e Istambul, será assim, mais uma vez, explicada e promovida internacionalmente e, desta vez, no Dia de Portugal.

 

 

1 Comment

Leave a Reply