Dos conhecimentos básicos em finança à opacidade e complexidade do mundo financeirizado – Uma exposição e uma análise crítica. Parte I – O básico na finança de hoje – 8. Conheça o mundo da Negociação em Alta Frequência, o mundo do fogo de artificio gerado pela alta e que também pode ser visto no You Tube (1ª parte)

Jan Brueghel the Younger Satire on Tulip Mania c 1640

Jan Brueghel, the Younger Satire on Tulip Mania, c. 1640

Seleção, tradução e montagem de Júlio Marques Mota

 

Parte I – O básico na finança de hoje parte I texto 8 fogo artificio money

8. Conheça o mundo da Negociação em Alta Frequência, o mundo do fogo de artificio gerado pela alta e que também pode ser visto no You Tube (1ª parte)

 

O texto que se segue insere-se nesta longa série de textos de denúncia quanto à necessidade de regulação séria do mundo da finança.

Um trabalho feito por montagem dos seguintes textos:

  • “Un exemple des joies de la fraude à haute-fréquence”, Les Crises de Olivier Berruyer, em 24 de junho de 2013.
  • “It finally comes out! Elite traders are getting access to data before everyone else”, Financial Post, Business Insider, em 13 de junho de 2013.
  • Nanex – 28-May-2013 – Consumer Confidence Jump Start, por Nanex.

___________________________________________

(1ª parte)

Um Índice Tracker, ou fundo de índice cotado (igualmente chamado ETF- Exchange-Traded Fund), é um tipo de fundo de colocação de valores mobiliários que reproduz um índice bolsista (“um fundo de índice”) negociável em Bolsa. Se quiser beneficiar do rendimento de CAC 40 [índice que é uma média ponderada segundo a capitalização bolsista dos 40 valores mais significativos de entre as 100 maiores empresas negociadas na Bolsa de Paris], pode comprar as 40 ações ponderando-as (não é simples…), ou comprar diretamente uma parte de ETF.

Lançada a 22 de janeiro de 1993 por State Street, o SPDR S&P 500 ETF, ou SPY de acordo com o código NyseArca, foi o primeiro ETF cotado nos Estados Unidos e é hoje o ETF mais importante do mundo com valores em circulação de 125 mil milhões de dólares. SPY representa cerca de 9% dos 1.403 mil milhões de dólares doravante investidos em ETF. Reproduz, por conseguinte, a evolução do S&P 500, o CAC 40 americano [Standard & Poor 500, índice composto por quinhentas ações cotadas nas bolsas NYSE ou NASDAQ].

Observemos o que se passou em 28 de maio [de 2013] um pouquinho antes das 10h: 00min:00s:

parte I texto 8 1

Figura 1. Esqueça a neve, e observe o diagrama na parte inferior, que representa os volumes. 246 milésimos de segundo antes de 10h00, há um primeiro pico muito importante, e depois um segundo pico 36 milésimos antes das 10h00.

Olhando mais de perto, colocando a parte inferior do quadro acima em separado, temos então:

parte I texto 8 2

Repare-se nos timings a que se referem os picos de operações bolsistas.

Ora, às 10h00, em ponto, saía e era divulgado o índice de confiança dos consumidores calculado pela da Universidade de Michigan, conforme o quadro seguinte:

parte I texto 8 3

Este volume de atividade comprova, pois, uma atividade muito suspeita e será que tem isto a ver com delito de iniciado, o delito de informação privilegiada. Será?

Bem, trata-se de uma questão de trading de alta frequência, e isto não é ilegal……..

Ora a situação é bem mais chocante!

Como o indica Busines Insider, a [multinacional] Thomson Reuters assinou um acordo de um milhão de dólares com a Universidade de Michigan para ter o índice [de confiança dos consumidores] 2 segundos antes de toda a gente.

E que faz a T. Reuters?

Pois bem, revende a informação a 2.000 dólares por mês.

Então, sabendo que as ordens são transmitidas em bem menos que um milésimo de segundo, podem-se executar milhares de ordens antes do índice chegar aos ecrãs de toda a gente e, portanto, antes que todo o mundo possa reagir ao valor do índice.

Segundo a empresa americana, Nanex, especializada nestes mercados, “em 28 de maio de 2013, cerca de 1/4 de segundo antes do esperado lançamento do índice de confiança do consumidor, a negociação sobre títulos explodiu literalmente no SPY, nos contratos de futuros E-mini e em centenas de outras ações. Ainda mais interessante, a atividade explodiu apenas 1 milissegundo mais cedo nos futuros (negociados em Chicago) do que nas ações (negociadas em Nova York). A velocidade da luz separa as informações entre Chicago e NYC pelo menos de 4 a 5 milissegundos. O que significa que é mais provável que o que se passou tenha sido o resultado de uma decisão de intervenção cronometrada em ambos os mercados, dos futuros e de ações, ao invés de ser uma reação de arbitragem entre os dois mercados. Quando o índice da indústria transformadora foi divulgado uma semana depois, o fundo SPY foi negociado 15 milissegundos mais cedo, mas o eMini retardou-se em cerca de 7 milissegundos.

Não encontramos nenhum paralelo com a situação de agora e o que se passou nas 11 versões anteriores mensais dos mesmos dados de confiança do consumidor. Uma pessoa familiarizada com o assunto disse-nos: «o Conference Board disse que a informação foi divulgada para o ar em NYC às 10:00 exatamente, nem um nanossegundo antes».

Quando olhamos para as ordens sobre IWM, um outro importante índice ETF, vemos que houve uma segunda onda de ordens bolsistas às 9:59:59.964, ou seja, apenas 36 milissegundos antes da divulgação das notícias oficiais do índice de confiança, às 10h:00 exatas. Reunindo as ordens num só grupo (cerca de 8.000) a empresa NMS Stocks (gráfico 1 – veja-se figura 1 acima) confirma esta segunda vaga.

Veja-se a cotação a partir de meio segundo antes das 10 horas em ponto:

 

Percebe-se agora, com este tipo de práticas, que os grandes bancos de negócios ganhem todos os dias no trading (na especulação) sem nunca perderem.

Bom, viva a finança livre e não falseada, mas onde é que ela está?

(continua)

Textos fonte da montagem:

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: