Neoliberalismo, Globalização e Crise no mercado de trabalho- uma análise país a país. Introdução: Da Europa para o mundo: a corrida geral para o fundo – Parte II

(Lucia Pradella, 01/09/2015)

liber

Consequências desiguais?

A reestruturação da indústria europeia a Leste, em particular a da Alemanha, , estimulou o redireccionamento do comércio da periferia sul para a zona leste da Europa. O sestados- membros do Sul continuaram a importar dos países do norte e do centro-leste da Europa sem encontrar pontos de venda alternativos para as suas próprias exportações. Como resultado, a produção e os serviços intensivos em capital tornaram-se progressivamente concentrados no norte da Europa, enquanto os estados membros do sul experimentaram um processo de regressão ao nível da indústria. .

A União Monetária Europeia ampliou, em vez disso, a divergência nos modelos de especialização dos países do norte e do sul, levando a desequilíbrios crescentes entre países com excedentes de exportação e países com défices.

Muitos estudiosos, inclusive à esquerda, interpretam esses desequilíbrios como sinalizando a falta de competitividade das economias do sul da Europa em relação aos economias do norte da Europa. .

Este argumento, no entanto, limita o seu olhar para dentro da Europa, e negligencia que o que um país produz e exporta é importante.  O facto é que, devido às suas estruturas produtivas, os estados do sul como a Grécia, Portugal, Espanha e, parcialmente, a Itália cada vez mais estão a competir  com os países em desenvolvimento, não com o norte da Europa.

Diante de uma pressão crescente tanto na produção de alta como de baixa  tecnologia, desde o início dos anos 2000, a UE perdeu participação de mercado nos BRICS, e na China em particular, que se tornou o maior exportador de bens e está a subir na  cadeia de valor. Assim, mesmo que a deslocalização da produção para países de baixos salários seja fundamental para a competitividade das empresas da Europa Ocidental, o aumento da China e de outros países asiáticos está a criar dificuldades nas economias mais fracas da UE.

Isso ajuda a explicar as consequências agudas mas desiguais da recente crise financeira e económica nos setores e países da UE-15. O setor industrial da UE é um dos mais afetados, com 4,5 milhões de empregos perdidos entre 2008 e 2012 (correspondendo a 12% do emprego industrial).

Os níveis de desindustrialização variam muito entre os países e dentro deles e o investimento direto estrangeiro (IED) da UE-15 está a deslocar-se  cada vez mais para os mercados emergentes na Ásia. Embora o investimento empresarial nas economias avançadas seja baixo, os mercados emergentes tornaram-se o principal destino dos fluxos globais de IED, absorvendo 54% dos fluxos globais de IDE em 2013.

Para permanecer competitivo e rentável neste clima, desde 2011, a União Europeia aumentou a vigilância das políticas  orçamentais dos   seus Estados membros e começou a intervir diretamente em novas áreas políticas, como a definição de salários.

Este intervencionismo está diretamente ligado à imposição da austeridade e  das reformas estruturais na Europa Ocidental – diminuir a importância do setor público, cortar nas despesas  públicas, desmantelar os sistemas de negociação coletiva e aumentar a polarização da hora de trabalho visando fortalecer o capital da UE diante da crescente concorrência do  sul global.

Esses fatores estruturais e políticos influenciam as diferenças sem  precedentes no desemprego e as tendências dos salários reais na UE-15 desde o início da crise. No primeiro trimestre de 2015, o desemprego estava em  4,7% na Alemanha,  5,4% na Grã-Bretanha, 12,4% na Itália e 25,6% na Grécia.

A Alemanha era o único país da UE-15 onde os salários reais médios diminuíram entre 2000 e 2009. Mas, desde 2010, a situação quase se inverteu: os salários reais médios aumentaram de 4,4% na Alemanha, enquanto diminuíram de 2,3% em Itália, de  4,1% na Grã-Bretanha e de 23,6% na Grécia.

O exemplo da Itália é particularmente impressionante. Com a China como seu segundo concorrente principal após a Alemanha, na Itália a rentabilidade  começou a cair muito antes da Grande Recessão. Desde 2008, a produção industrial da Itália diminuiu em pelo menos 25% e sua capacidade industrial em 13%.

O sistema de emprego italiano está a  passar  por um processo correspondente de desclassificação, com maior crescimento em empregos atípicos e de baixa remuneração e redução dos empregos altamente remunerados.

As intervenções da UE em 2011 corroeram ainda mais a negociação coletiva e apoiaram a implementação de políticas de workfare. Reforçando os ataques de Berlusconi contra o trabalho, os governos de Monti e Renzi aboliram o direito dos trabalhadores serem reintegrados em caso de despedimento sem justa causa  e generalizaram relações de trabalho precárias.

Na Grã-Bretanha, a produção industrial ainda está abaixo dos níveis de pré-crise e a crise e a austeridade acabaram com a capacidade de longo prazo do setor público para compensar as perdas de emprego no setor privado.

Os aumentos no emprego do setor privado  concentraram-se  em empregos involuntários a tempo parcial , temporários e de trabalhadores independentes, enquanto a austeridade pressionou os salários, as condições de trabalho e as despesas do estado Social. .

Na Alemanha, a evolução relativamente favorável do emprego e dos salários reais é principalmente o resultado da sua especialização na indústria transformadora em produtos de alto valor agregado, que está a expandir o seu mercado para os BRICS

Mas, mesmo na Alemanha, os salários estão  a expandir-se a uma taxa bem abaixo da produtividade, e o emprego temporário e de baixa remuneração está a aumentar.  Esta compressão salarial explica porque é que a pobreza no trabalho na Alemanha quase dobrou entre 2005 e 2013 de 4,8% para 8,6%.

No Reino Unido, os níveis de pobreza no trabalho são mais elevados, mas relativamente mais estáveis. Esta imagem depende principalmente do fato de que as taxas de pobreza da UE são calculadas em relação aso rendimento  disponível mediano, que está em declínio em muitos países, elevando assim o limiar de pobreza.

A tendência do Reino Unido é pior se considerarmos a privação material severa. Entre 2007 e 2013, a percentagem de pessoas ocupadas que enfrentam condições de privação material grave aumentou em 250%, de 1,9% para 4,8%.

Na Itália, as taxas de privação material severa dobraram de 4,3% para 8,6% entre 2007 e 2013, enquanto o nível  de pobreza no trabalho é  quase 11% – superior à média da UE-15 e crescente  apesar de um limiar de pobreza decrescer.

Este processo unitário mas desigual de empobrecimento é acompanhado por uma clara tendência para o tempo de trabalho mais longo para os trabalhadores a  tempo integral. Na Alemanha, estes regressaram ao nível de pré-crise de aproximadamente  41 horas por semana, enquanto a Grã-Bretanha testemunha um retorno à  ” cultura de longas  horas” – enquanto quase um em cada cinco empregados trabalha com  salários baixos, um quinto dos trabalhadores a tempo integral   trabalham regularmente mais de 45 horas por semana.

Na Itália, a percentagem de empregados em tempo integral que trabalham mais de 45 horas / semana (16,3% em 2011) quase duplicou desde 2002.

Da Europa para o Mundo

O aumento do empobrecimento e da exploração é essencial para o capital da UE-15 poder aumentar a rentabilidade e manter a sua posição na economia mundial. É por isso que a austeridade deve continuar inquestionavelmente e de forma  ininterrupta, e é por isso que a Troika tem sido tão implacável com as suas exigências  sobre o governo Syriza.

A UE deve dar  um exemplo aos  trabalhadores na Grécia que são culpados de resistirem e de dizerem “não” à austeridade, particularmente num contexto de crescente oposição na Espanha, e também em certa medida na Alemanha e no Reino Unido.

O que mais teme a classe dominante da UE é a radicalização e a união entre as lutas dos trabalhadores em toda a Europa e além dela. Ao mesmo tempo, a falta de um programa radical para romper com a zona  euro levou a moderação e ao recuo  por parte do governo Syriza, que não aproveitou o potencial de luta existente entre os trabalhadores.

Os movimentos que surgiram em países como a Grécia e a Espanha mostraram a possibilidade de quebrar as divisões dentro da classe trabalhadora e desenvolver formas alternativas de poder para a política institucional. Mas esses movimentos permaneceram isolados e receberam pouco apoio dos trabalhadores no resto da Europa.

Mais recentemente, a solidariedade com a Grécia manteve um alcance limitado e não se tornou parte de mobilizações sindicais adequadas. As poucas tentativas de desenvolver ações sindicais em toda a Europa (como a greve geral em novembro de 2012) permaneceram confinadas ao sul da Europa e as iniciativas dispersas de coordenação de contestação ao nível da UE não foram bem sucedidas.

Mas a solidariedade internacional não é algo secundário que pode ser adiado para fases posteriores da luta. Esta é uma crise internacional  estrutural e, portanto, deve ter a nossa resposta. Os trabalhadores da Europa enfrentam um processo de empobrecimento geral , mas muito desigual, que está acontecendo mesmo em países de altos resultados económicos  como a Alemanha e o Reino Unido.

A luta pela redução do tempo da jornada de trabalho  por dia de trabalho  útil para o mesmo salário é essencial para abordar as raízes do empobrecimento e para a construção de solidariedade entre empregados e desempregados, trabalhadores precários e menos precários, homens e mulheres, imigrantes e nativos.

Esta não é uma exigência  puramente econmica. Para ´conseguir  isso, o movimento dos trabalhadores precisa rejeitar a lógica da competitividade nacional e abordar as  suas próprias estratificações e divisões. Isso requer compreender que a condição dos trabalhadores na Europa Ocidental esteja diretamente ligada à dos trabalhadores e classes populares da Europa Oriental e do Sul Global.

A oposição ao imperialismo europeu é essencial para fortalecer a resistência da classe trabalhadora na própria Europa ocidental. E assim é  a luta contra o racismo estatal e a islamofobia e pela revogação das legislações racistas que facilitam a super exploração de trabalhadores imigrantes.

Todas essas exigências  podem levar a alcançar   o potencial de classes trabalhadoras cada vez mais “multinacional”, unificando o movimento dos trabalhadores dentro e entre os espaços nacionais.


Artigo original aqui

SOBRE O AUTOR
Lucia Pradella é professora de economia política internacional no King’s College London. Ela é a autora, mais recentemente, da Globalização e da Crítica da Economia Política e co-editora do Polarizing Development.


O texto seguinte desta série será publicado amanhã, 04/04/2018, 22h.


 

Leave a Reply