UMA CARTA DO PORTO – Por José Magalhães (53)

carta-do-porto

FOI HÁ UM ANO

Na primeira quinta-feira de Setembro de 2013 saiu a primeira Carta do Porto. Foi precisamente há um ano.

Durante estas cinquenta e duas semanas tentei mostrar a minha cidade.

Do meu ponto de vista, regionalista e sectário, acrescido do olhar apaixonado, próprio de um qualquer bom filho, pelos seus pais, procurei cativar os leitores com a beleza que as palavras e as imagens conseguiam mostrar. Só em parte conseguido esse desiderato, já que, as palavras e as fotografias que aqui vos trouxe, só muito palidamente fizeram jus à enorme beleza que o Porto tem. Isto para não referir a incapacidade deste vosso escriba em conseguir descrever condignamente a maravilhosa capacidade de entrega e de cordialidade e de simpatia das nossas excepcionais gentes, que são quem cria a nossa identidade, e que com os seus falares, muitos deles marginais, nos distingue, nos une e nos define.

Mostrei-vos, na medida do que me foi possível, o nosso encanto, o casario, as ruas e as travessas, as pontes de ferro e as outras, os jardins e os parques, o nosso rio e o nosso mar e as nossas praias, os rabelos e os barcos para turistas que sobem Douro acima, os nossos silêncios e a nossa “movida”, o nosso granito e o nosso betão, as esquinas e os beirais das janelas, as nossas brumas, a chuva e o vento e os pores-do-sol, os miradouros e as paisagens de encher os olhos, a nossa história e o nosso futuro, os nossos sentires e os nossos falares.

Ao longo destas semanas, muitas foram as alegrias que tive, ao verificar a enorme receptividade dos leitores, muitos deles tornados visitantes assíduos e críticos.

Ao entrar no segundo ano das Cartas do Porto, espero continuar a receber as vossas visitas e  os vossos comentários, e a merecer a vossa cordial amizade.

ANÉMONA
ANÉMONA
PONTE MARIA PIA  (pormenor)
PONTE MARIA PIA (pormenor)
CASA DA MÚSICA
CASA DA MÚSICA
PONTE LUIS i (pormenor)
PONTE LUIS i (pormenor)
ALTO DA ARRÁBIDA
ALTO DA ARRÁBIDA

Acabou a Silly Season, indiferentes a esse fenómeno, continuam as actividades culturais na cidade do Porto

 

CONCERTOS NA AVENIDA

Sexta-feira, 5 de Setembro, 21h30: Stopestra, a “maior banda de rock do mundo”
Sábado, 6 de Setembro, 21h30: Orquestra Sinfónica da Casa da Música

 

FEIRA DO LIVRO  2014 - PORTO
FEIRA DO LIVRO 2014 – PORTO

FEIRA DO LIVRO DO PORTO
5 a 21 de Setembro | Jardins do Palácio de Cristal | Biblioteca Municipal Almeida Garrett

HORÁRIO:
Abertura
2ª a 6ª feira – 16:00
Sábado e Domingo – 12:00

Encerramento
Domingo a 5ª feira – 22:00
6ª feira e Sábado – 23:00

_

Nas sextas – feiras 5, 12 e 19, este vosso escriba vai estar no Pavilhão nº 94, da Editora ORFEU (Bélgica), entre as 20h30 e as 23h.

_

 

 

9 Comments

  1. Parabéns pelas crónicas e fotos que nos foste dando ao longo dum ano e esperamos a tua promessa da sua continuidade.Um abraço!!!!!!!!!!!!

  2. Parabéns pelos trabalhos “fotopoéticos” relativos à nossa cidade.Penso que deviam ser compilados/as as cartas e publicadas em livro.Devem ter continuidade…dado que nunca é demais,escrever e fotografar esta
    cidade e este Porto ,sempre em constante transformação.Um abraço.

Leave a Reply